Abertas as inscrições da oficina “Caboclos de Lança: Bordando Golas de Maracatu” do Circuito de Oficinas Benfica 2023

Os cursos são gratuitos, mas precisam de inscrição e estão sujeitos à quantidade de vagas

Estão abertas as inscrições da oficina “Caboclos de Lança: Bordando Golas de Maracatu” do Circuito de Oficinas Benfica 2023. O circuito é uma ação do Centro Cultural Benfica que busca trazer, para a comunidade, cursos na área de artes, em especial nesta edição, abordando a arte popular e a arte contemporânea. Em 2023, a programação do circuito, que já aconteceu em outros anos, foi incrementada tanto com a recepção de duas oficinas aprovadas em editais de fomento da prefeitura do Recife, quanto com o apoio para uso do espaço do Departamento de Artes do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE.

Até dezembro estão sendo oferecidas cinco oficinas, que abordam as artes visuais, o teatro e a cultura popular, todas com carga horária de 20 horas de duração cada. As atividades são gratuitas e com emissão de certificado para os alunos que comparecerem a, no mínimo, 75% da carga horária. As oficinas acontecerão no Centro Cultural Benfica (R. Benfica, 157 - Madalena) e as inscrições podem ser feitas através do link.

Caboclos de Lança: Bordando Golas de Maracatu

Terças e quintas em novembro (07, 09, 14, 16, 21, 23 e 28/11), das 14h30 às 17h30. A oficina tem como objetivos visibilizar a cultura do Maracatu Rural, trazer a essência da produção das golas de maracatu e compartilhar a arte e método artístico utilizado para a sua produção.

O curso será ministrado por Carlos Maurílio, conhecido também como mestre Lilo, é brincante folgazão do Maracatu Piaba de Ouro, onde a família Salustiano foi sua escola, tendo vivências de bordado e fantasia há 22 anos. A oficina terá tanto abordagem teórica quanto prática.

Abordagem teórica: será abordado a narrativa do Maracatu Rural através da projeção de imagens. Também será apresentado na parte teórica a vestimenta do Maracatu para introduzir seu significado, montagem e essência.

Parte prática: será dividida em sete etapas de acordo com a produção da gola e os dias da oficina. Corte, alinhavado e desenho; contornos; aplicações - lantejoulas; modelos de bordados; estudos de cores - tons para produção da gola de Maracatu (21/11); acabamento - reparos na produção e conclusão da produção e exposição das Golas.

Cada bordado feito na gola é produzido de acordo com as referências do caboclo, onde envolve vivências pessoais, construindo além da cultura, a essência de quem ali está performando caboclo. Além de ser arte, a produção da gola de Maracatu também é terapia, onde é depositado significado em cada etapa e composição inserida na montagem, onde envolve grande diversidade de trabalhos artísticos, como: desenhos, bordados, cortes, acabamentos e estudos de cores.

Data da última modificação: 24/10/2023, 15:21