A partir da manga, alunos de Nutrição do CAV produzem licor, farinha, chá, geleia e outros produtos

Atividades são desenvolvidas na disciplina Tecnologia de Alimentos, com o professor Leandro Finkler

Professor e alunos apresentam produtos oriundos da manga

Nesse semestre, a turma que cursou a disciplina Tecnologia de Alimentos, do curso de Nutrição do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da UFPE, desenvolveu um leque de produtos a partir da manga. Foram produzidos manga liofilizada, sorbet, licor, fermentado, congelada com cobertura de aveia, farinha do caroço para produção de farofa, embutido, chá de casca desidratada, geleia e cristalizada. Os protocolos desenvolvidos e testados foram utilizados em uma ação junto à comunidade do Alto do Reservatório, em Vitória de Santo Antão. “A potencialidade para diversificação de produtos e a inserção desses conceitos apreendidos pelos discentes, na comunidade, fazem com que a atividade desenvolvida em sala de aula seja realmente significativa”, observa o professor Leandro Finkler, que ministra a disciplina.

Manga serve para a produção de leque de alimentos

“O processamento integral da manga gerou muitos produtos. Essa atividade capacitou a turma para participar do projeto de extensão UFPE Alimentar, em uma ação de socialização de tecnologias de processamento de alimentos, ainda que caseiras”, destaca o professor, que coordenou as atividades de desenvolvimento desses produtos e a ação de extensão que está sendo pensada para a curricularização.

Em semestres anteriores, foram desenvolvidos produtos a partir do caju, batata-doce, melancia, ervilha e beterraba, entre outros alimentos.

Data da última modificação: 11/10/2023, 16:45