Notícias Notícias

Voltar

11ª Bienal da UNE acontece na Bahia para reencontrar o Brasil num grande festival

Maior festival estudantil da América Latina acontece em Salvador, na UFBA, entre de 6 a 10 de fevereiro

A Bienal da UNE chega a sua 11ª edição e vai celebrar 20 anos de existência com uma volta às origens na capital da Bahia, Salvador. Pela primeira vez, as três entidades estudantis nacionais – União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) – se somam em um grande evento, dando origem ao Festival dos Estudantes, ampliando ainda mais o já considerado maior encontro estudantil da América Latina. As inscrições estão abertas pelo site.  

De 6 a 10 de fevereiro de 2019, são esperados mais de dez mil estudantes vindos de todas as regiões do país, que vão se integrar ao povo baiano e fazer da Universidade Federal da Bahia (UFBA) a referência da produção artística desenvolvida pela juventude brasileira.

Qualquer estudante matriculado pode se inscrever na mostra de trabalhos em uma dessas sete áreas: artes cênicas, literatura, música, artes visuais, audiovisual, ciência e tecnologia e projetos de extensão. 

Esta 11ª edição vai homenagear Gilberto Gil e sua obra como artista, diplomata, ambientalista, político e músico: Gil da redescoberta do Brasil do baião, do xaxado, do choro de Pixinguinha, do prelúdio bachiano, da rapsódia, da Tropicália, dos festivais, do exílio.

A 11ª Bienal da UNE – Festival dos Estudantes também será um convite ao reencontro do Brasil da festa em meio à resistência. A UNE vai celebrar seus 20 anos de enaltecimento da cultura popular na cidade que realizou sua 1ª Bienal de Arte e Cultura em 1999, bem como onde a entidade foi refundada há 40 anos depois de desmantelada pela ditadura militar.

Será ainda a primeira vez em 20 anos que a entidade traz como palco principal do festival uma universidade pública. As atividades principais estão previstas para acontecer no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Data da última modificação: 03/12/2018, 15:29