“Manual de Condutas em Pediatria da UFPE” chega à 3ª edição com versão ampliada e atualizada

Obra será lançada amanhã (26) em evento da Sociedade de Pediatria de Pernambuco e terá distribuição gratuita impresso e eletrônico

Amanhã (26), às 9h, será lançada oficialmente a 3ª edição do livro “Manual de Condutas em Pediatria da UFPE”, após a conferência de abertura do “IV Up to date em Pediatria”, evento realizado pela Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe), no Hotel Transamérica, em Recife. A nova versão, organizada pelas professoras Elisabete Pereira Silva, Maria Márcia Nogueira Beltrão e Paula F. C. de Mascena Diniz Maia, da área acadêmica de Pediatria do Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade Federal de Pernambuco, conta com texto ampliado e atualizado e será distribuída gratuitamente nas modalidades impressa e eletrônica.

A edição contou ainda com novo projeto gráfico elaborado pela Editora UFPE, responsável também pela disponibilização gratuita da modalidade digital da obra em seu portal de e-books, que será iniciada a partir deste sábado. Em breve, o livro eletrônico estará disponível também no site do Nestlé Nutrition Institute Brasil (NNI Brasil). Os exemplares físicos serão distribuídos pelas organizadoras a bibliotecas de cursos universitários de saúde.

Desde a primeira edição, publicada em 2007, o livro tem como objetivos contribuir para o melhor funcionamento do Serviço de Pediatria do Hospital das Clínicas (HC) da UFPE, facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da área de Pediatria e promover a interação entre pesquisa, ensino e serviço de saúde. O manual agora chega à sua 3ª edição, após um trabalho de reformulação que visou ampliar e atualizar as temáticas abordadas. A nova versão oferece ao leitor mais de 70 capítulos, que abrangem temáticas já conhecidas, agora em versão atualizada, e temas novos incorporados, como os tópicos em promoção da saúde e em saúde mental.

A obra materializa o esforço de integrantes de ontem e de hoje do corpo docente do CCS da UFPE e do quadro de médicos pediatras do Serviço de Pediatria do HC, bem como de outros profissionais da área atuantes na cidade do Recife. Com esta edição, o manual também constitui uma base para novas e periódicas atualizações, promovendo um elo entre pesquisa, ensino e serviço que une o curso de Pediatria e o HC em abraço institucional em prol da saúde das crianças e dos adolescentes brasileiros.

Escrito com linguagem científica, mas facilmente compreensível, o manual contém conhecimentos essenciais sobre as principais enfermidades incidentes em crianças e adolescentes, configurados de maneira precisa e objetiva, de modo a tornar mais rápido e prático o acesso a informações como agentes etiológicos, sintomatologia, prevenção e tratamento. O livro foi elaborado a partir das pautas do Serviço de Pediatria do HC, um dos principais do país. Os temas foram selecionados levando em consideração as situações mais frequentes com as quais o pediatra geral se depara no dia a dia de sua atuação.

As inscrições para participar do “IV Up to date em Pediatria” da Sopepe devem ser feitas por e-mail secretaria@sopepe.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp: (81) 98163.9296.

Data da última modificação: 25/11/2022, 14:15