Asset Publisher Asset Publisher

Back

Comunicado de falecimento - Professor Jose Alberto Miranda Poza

 

A Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD) comunica o falecimento do nosso querido professor Jose Alberto Miranda Poza, Secretário Geral da SPREAD, que passava por um tratamento contra o câncer, ocorrido no dia 16 de novembro de 2023.

O professor Poza, como era conhecido, era Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco e exercia o cargo de Secretário Geral da SPREAD, desde 2021, sendo responsável por assessorar a administração central nos assuntos referentes à educação a distância na Universidade, além de planejar, coordenar, supervisionar e avaliar as atividades da Secretaria.

Neste momento de dor e despedida, a SPREAD, por meio de sua administração, professores, funcionários e alunos, presta solidariedade aos familiares e amigos por esta irreparável perda. "O professor Poza contribuiu significativamente para a educação a distância como Docente, Coordenador de curso e como Secretário Geral da EAD na UFPE. Sua atuação foi pautada pelo compromisso de construir uma educação a distância pública de qualidade. Toda a equipe da SPREAD sente profundamente a partida de um importante gestor, e um ser humano admirável, cuja lembrança estará sempre permeada de carinho", destacou Wellinson Vaz, secretário-geral interino da SPREAD.

O velório tem início nesta sexta-feira, 17 de novembro de 2023, a partir das 9h, no Cemitério Parque das Acácias, bairro José Américo, em João Pessoa-PB. O sepultamento acontecerá no sábado, dia 18 de novembro, em horário a ser definido.

“¿Qué es la vida? Una ilusión (…) que toda la vida es sueño, y los sueños, sueños son (Calderón de la Barca)”

 

Histórico
O professor Jose Alberto Miranda Poza era graduado e doutor em Filologia com especialização em Linguística Hispânica pela Universidad Complutense de Madrid. Foi professor de Ensino Médio na Espanha, Coordenador do Curso de Orientação Universitária da Universidad de Castilla-La Mancha, professor no Colegio de España em Salamanca, também na Universitas Castellae (Valladolid), na Universidade de Vanderbilt-in-Spain (Madrid), na Universidad Complutense de Madrid, na Universidad Internacional SEK-IE (Campus Segovia), e também na FUNESO-UNESF (PE), FAESC (PE), UESPI (PI), FASNE (PE), CESMAC (AL) e UFPE. 
Foi Diretor acadêmico de Séneca Educación (Madrid), e de Sêneca Educação Instituto de Formação (São Paulo), também foi tradutor de textos acadêmicos na Fundación Germán Sánchez Ruipérez e nas editoras Cátedra, Visor e Olalla (Espanha), palestrante em universidades internacionais como na França e, no Brasil, foi conferencista em instituições universitárias como UFRJ, UFPB, Centro Superior Anísio Teixeira, FUNESO-UNESF , CESV, UECE, UERN, UESPI, UFES, UEPB e URCA.

 

Atuação na UFPE
Na Universidade Federal de Pernambuco, o professor Poza foi Coordenador de Permanência e Egresso na Diretoria de Gestão Acadêmica - DGA (Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD) (2020-2021), Coordenador Geral do Programa Universidade Aberta do Brasil na UFPE (2021), Chefe do Departamento de Letras (2010-2013 e 2014-2016), Subchefe Pró-tempore do Departamento de Letras (2014), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras (2016-2019), Fundador e Coordenador do Curso de Letras - Espanhol EAD (2009-2010) e Coordenador da Área de Língua Espanhola no Departamento de Letras da UFPE (2007-2009). Ele liderava um grupo de Pesquisa reconhecido pelo CNPq que desenvolvia dois projetos na área de Linguística e de Literatura Espanhola. 

Em suma, publicou 54 artigos em periódicos indexados e 128 trabalhos em Anais de eventos. Possui 57 capítulos de livro e 49 livros publicados. Participou de 329 eventos no Brasil e no exterior, apresentou 281 trabalhos, palestras e/ou seminários, orientou nove teses de Doutorado, dois estágios de Pós-doutoramento, 13 dissertações de Mestrado, 10 projetos PIBIC/UFPE/CNPq, 36 trabalhos de Especialização e 29 TCC de Graduação.

 

Confira o Currículo Lattes completo do professor Poza.



 

Redação: Danielle Lins - comunicadora social
Revisão: Jade Oliveira
Facebook: Educação a Distância - UFPE /ufpeead
Instagram: @ufpeead