Asset Publisher Asset Publisher

Back

27 de Novembro: Dia Nacional da Educação a Distância

A Educação a Distância é um marco no âmbito educacional permitindo interatividade, dinamismo, praticidade, uso de metodologias ativas, tendo o aluno como sujeito ativo e principal no processo de construção do seu conhecimento, e o professor como importante mediador nesse processo.

Neste dia simbólico da EAD no Brasil, relembramos que a Universidade Federal de Pernambuco tem uma experiência de mais de 16 anos na oferta de cursos a distância, tendo como compromisso a consolidação de uma EAD pautada na indissociabilidade do ensino, pesquisa, extensão e inovação. 

Em 2022, a  EAD UFPE foi recredenciada com o conceito máximo (nota 5), patamar considerado de excelência, após o primeiro Ato Administrativo de Recredenciamento Institucional, por meio de avaliação do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

O processo de institucionalização da educação a distância na UFPE tem se consolidado ao longo dos últimos anos. Por meio da Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD) todos os processos que envolvem o Ensino a Distância na UFPE são articulados a partir de assessoramento e apoio dos agentes envolvidos, bem como desenvolver e fomentar o ensino, a pesquisa e a extensão na área de educação a distância.

“A UFPE está empenhada na consolidação de uma educação a distância pública e, sobretudo, de qualidade. Nesta data, gostaria de ressaltar o trabalho de todos aqueles que ajudam a construir uma educação superior de qualidade, também na modalidade de ensino a distância, os discentes, docentes, tutores, servidores técnico-administrativos e colaboradores da nossa equipe UAB", destacou o secretário-geral da SPREAD, Wellinson Vaz.

Atualmente, a EAD UFPE oferece cursos a distância de Graduação, Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu), Extensão, Atualização profissional, e Ações de pesquisa.

 

 


Redação: Danielle Lins - comunicadora social
Facebook: Educação a Distância - UFPE /ufpeead
Instagram: @ufpeead