Employee in focus Employee in focus

Back

UFPE lamenta o falecimento da professora emérita Eunice Salzano Lago, do Departamento de Nutrição

Ela foi a fundadora e primeira gestora do Laboratório de Nutrição Experimental e Dietética

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) informa, com pesar, o falecimento da professora emérita Eunice Salzano Lago, do Departamento de Nutrição. Ela foi a fundadora e primeira gestora do Laboratório de Nutrição Experimental e Dietética, anteriormente chamado de Laboratório de Nutrição Experimental. Em 2017, recebeu o Prêmio Naíde Teodósio de Ciências da Vida e Interdisciplinares.

Nascida no Recife, a professora se graduou em Nutrição em 1959 pelo curso de nutricionistas da Faculdade de Medicina da Universidade do Recife, atual graduação em Nutrição da UFPE. Ingressou oficialmente na UFPE, então Universidade do Recife, em agosto de 1960, nomeada para o cargo de auxiliar de pesquisa A, lotada no Instituto de Fisiologia e Nutrição da Faculdade de Medicina. Em novembro do mesmo ano, foi nomeada nutricionista do quadro permanente de pessoal da Universidade do Recife.

Em 1961, passou a ser pesquisadora da Faculdade de Medicina. Foi professora assistente (1970-1977) e adjunta (1977-1993), com atuação na graduação e na pós-graduação, tendo se aposentado em maio de 1993. Atuou na equipe do professor Nelson Chaves com os primeiros trabalhos experimentais sobre aspectos da desnutrição por carência proteica e de outros nutrientes, na então Divisão de Nutrição Experimental do Instituto de Nutrição.

TÍTULO - O título de Professor Emérito é destinado a professores aposentados, que tenham se distinguido no ensino, na pesquisa, na extensão e na administração universitária. A indicação é de iniciativa dos Conselhos Departamentais dos Centros nos quais o docente trabalhou.

Date of last modification: 06/09/2022, 14:19