News News

Back

Webinar aborda “Governo/Gestão das Instituições de Educação Superior em Contextos Emergentes”

Evento reuniu representantes de diversas instituições de Ensino Superior de países de língua portuguesa, incluindo o reitor Alfredo Gomes

O webinar “Governo/Gestão das Instituições de Educação Superior em Contextos Emergentes” foi realizado, na manhã de hoje (21), pela Academia Forges por meio do grupo de trabalho do eixo “Educação Superior em Contextos Emergentes”. O reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, foi um dos oradores convidados do evento, que reuniu representantes de diversas instituições de Ensino Superior de países de língua portuguesa.

Na visão do reitor Alfredo Gomes, a gestão universitária precisa fazer uso de um conjunto de ações que inclui diálogo com as comunidades interna e externa; capacidade de planejar, monitorar e avaliar ações; transparência; promoção da diversidade étnico-racial; entre outras questões. A sustentabilidade financeira e as políticas públicas em educação (particularmente para instituições públicas) também foram identificadas como importantes elementos para o desenvolvimento das instituições de ensino superior.

A inovação aliada à tríade ensino-pesquisa-extensão foi outro destaque dado pelo reitor Alfredo Gomes. Recentemente, a UFPE aprovou normativa em que “nós incluímos outras atividades como essenciais e fundamentais à realização das atividades docentes. Particularmente nós incluímos a inovação, os projetos de inovação, ganhando equivalência junto com os projetos de pesquisa, de extensão e as atividades de ensino para que possam também fortalecer essas atividades, que têm sido uma atividade muito importante do ponto de vista da conjuntura global em que estamos inseridos hoje”, disse ele. A implantação do Polo Tecnológico (Polo Tec) da UFPE também está alinhada a esse panorama.

Além disso, a sustentabilidade ambiental foi ressaltada pelo gestor como ferramenta relevante para uma gestão exitosa. Na UFPE, isso tem sido posto em prática com a diversificação da matriz energética viabilizada pela implantação de usinas fotovoltaicas para geração de energia solar nos campi Recife, Caruaru e Vitória.

Em plano geral, a partir das diversas ações de gestão, o reitor afirmou que “o nosso objetivo é construir e continuar construindo uma universidade plural, uma universidade diversa, uma universidade inclusiva, mantendo os princípios da gratuidade”.

O webinar também teve como oradores convidados Francisco Noa (ex-reitor da Universidade Lúrio, Moçambique) e Rui Pedrosa (presidente do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal). Ambos abordaram questões vinculadas às transformações na sociedade atual, aos desafios contemporâneos, aos modelos de gestão na área da educação condizentes com esse contexto, entre outros aspectos afins. A moderação do evento ficou a cargo de José Amilton Joaquim (Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique).

ACADEMIA FORGES – A Academia Forges é uma chancela assente num consórcio de IES organizado por eixos temáticos, com representação dos diferentes países e regiões de língua portuguesa.

Date of last modification: 23/09/2022, 15:29