News News

Back

Voxar Labs lidera novo projeto na Unidade Embrapii UFPE no CIn

Projeto é voltado para o desenvolvimento de soluções automotivas

A unidade Embrapii UFPE, localizada no Centro de Informática, apoia o desenvolvimento de um novo projeto, liderado pelo Voxar Labs e coordenado pela professora Veronica Teichrieb. O CIn-UFPE é uma das 72 instituições credenciadas da Embrapii e possui como objetivo o desenvolvimento de projetos de PD&I na área de Tecnologias e Sistemas Veiculares. O novo projeto, intitulado VoxarWild Perception, elabora uma solução inteligente de sensorização em ambientes urbanos não controlados.

Nesse sentido, o time composto integralmente por membros do Voxar Labs visa estender o conceito de V2X - Vehicle to Everything através de informações “inside-out”, por meio de IoT com sensores que representam o ponto de vista do veículo. Para isso, serão estudados modelos de percepção de pedestres e predição da intenção deles, técnicas para recuperação de malha tridimensional de veículos, sinalização e outros possíveis obstáculos na via, aumentando assim o conforto, eficiência e segurança do trânsito.

O Laboratório Voxar Labs, integrante da unidade Embrapii UFPE do CIn, é especializado em Realidade Virtual e Aumentada (tecnologias imersivas), Modelagem e Simulação 3D, Visão Computacional e Interface Humano-Computador. Por meio dessas especialidades, contribui para o desenvolvimento de pesquisas com foco em Sistemas Automotivos, Software para Sistemas Veiculares, Automação, Modelagem e Segurança Veicular promovidas pelo Centro de Informática da UFPE.

Com a parceria entre o centro e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o CIn tem como objetivo se tornar referência nacional no setor veicular, atuando com soluções de hardware e software em sistemas automotivos e toda a sua cadeia de valor. A Embrapii, criada em 2013, é uma organização social que oferece apoio a instituições de pesquisa em tecnologia, incentivando a inovação na indústria brasileira.

VOXAR LABS - Criado em 2011, dentro do Centro de Informática da UFPE, o Voxar Labs é um dos mais significativos laboratórios de pesquisa em realidade aumentada, possuindo o maior número de publicações na área da América Latina. Possui trabalhos publicados nos principais eventos científicos do mundo, como CVPRW, Icra, Computers and Graphics, WACV, Ismar, IEEE VR e outros. O Voxar também destaca-se em premiações, sendo vencedor do maior prêmio de realidade aumentada do mundo: a competição de rastreamento do Ismar, em 2015.

Com equipe heterogênea, o Voxar conta com especialistas em diversas áreas de conhecimento, desde engenharia mecânica e robótica, à arquitetura e design. Atualmente, o Voxar Labs dedica-se à pesquisa com foco em Inteligência Espacial, tendo como competências o mapeamento, detecção e rastreio de ambientes, objetos e pessoas, o reconhecimento de comportamentos através da linguagem corporal, a visualização e análise de dados, e a visão computacional preservando a privacidade. A visão de futuro do laboratório está disponível no YouTube. 

Date of last modification: 03/08/2023, 16:13