News News

Back

Vice-reitor Moacyr Araújo é indicado para compor o Comitê Nacional de Pesquisas Antárticas e o Scientific Committee on Antarctic Research

Ele é docente do Departamento de Oceanografia

Foto: Divulgação/Nasa/NSIDC

O vice-reitor Moacyr Araújo, que é professor do Departamento de Oceanografia da UFPE, foi indicado, em dezembro de 2021, membro do Comitê Nacional de Pesquisas Antárticas (Conapa)/MCTI, e do Life Science Group do Scientific Committee on Antarctic Research – Scar. O Conapa é o órgão colegiado de assessoramento, coordenado pela Secretaria de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que tem por finalidade a assessoria ao ministro da pasta nos assuntos relacionados à política científica e tecnológica do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), em consonância com a Política Nacional para Assuntos Antárticos (Polantar). O Scientific Committee on Antarctic Research (Scar) é uma organização temática do Conselho Científico Internacional (ISC), responsável por iniciar, desenvolver e coordenar pesquisas científicas internacionais de alta qualidade na Antártica (incluindo o oceano), e sobre o papel da região antártica no sistema terrestre.

Para Moacyr Araujo, “estas duas indicações, praticamente simultâneas, e para estas dois comitês, nacional e internacional, são motivo de muita satisfação, o que traduz o reconhecimento do trabalho realizado ao longo dos anos, e, mais recentemente, pelas atividades relacionadas ao Projeto Mephysto, que vem sendo desenvolvido no âmbito do Proantar”. “Ao mesmo tempo, temos agora a inserção definitiva da Universidade Federal de Pernambuco no seleto grupo de instituições capazes de desenvolver pesquisas no continente gelado”, completou ele.

A Antártida é uma parte essencial do sistema Terra, e assim como acontece com o Ártico, é uma das regiões que vêm sofrendo os efeitos das mudanças climáticas globais. O clima, a física e as propriedades biológicas do continente e do oceano circundante estão estreitamente acopladas a outras partes do ambiente global através da circulação oceânica e atmosférica e pela troca de CO2, gás de efeito estufa. Além disso, a Antártica contém 90% do gelo e 70% da água doce do mundo, cujo derretimento traria impactos desastrosos relacionados à elevação do nível dos mares em todo o planeta.

Date of last modification: 21/01/2022, 14:27