News News

Back

UFPE vai receber apoio financeiro da Finep para parque tecnológico Polo Tec

Recursos no valor de R$ 9.891.232,60 vão possibilitar a evolução do Polo Tec da UFPE, que será instalado em três andares do prédio da Sudene, ao lado da Reitoria

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi contemplada com R$ 9.891.232,60 na seleção pública de propostas para o apoio financeiro a parques tecnológicos em implantação e em operação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O objetivo da chamada pública é a concessão de recursos financeiros não reembolsáveis como forma de incentivar o desenvolvimento tecnológico, o aumento da competitividade e a interação entre empresas e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), bem como promover o desenvolvimento de ecossistemas de inovação e da sociedade do conhecimento.

O projeto foi coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi). De acordo com o pró-reitor Pedro Carelli, a aprovação vai possibilitar uma evolução do Polo Tecnológico e Criativo (Polo Tec) da UFPE, abarcando o conceito de parque tecnológico, que será instalado em três andares do prédio da Sudene, ao lado da Reitoria, no Campus Recife. “Vamos levar os ambientes de inovação da UFPE a outro patamar de maturidade”, explicou.

De acordo com Carelli, a meta é fazer a ponte da universidade com a quádrupla hélice formada pela academia, governo, setor produtivo e sociedade civil. A reforma do espaço físico vai possibilitar a instalação de laboratórios, como o de Ciência de Dados para saúde, em parceria com o setor de saúde digital do Hospital das Clínicas (HC); um laboratório aberto de Prototipagem; um cluster (super computador) para desenvolvimento de soluções em inteligência artificial; além de espaço para coworking, formação e aluguel para startups e laboratórios de PD&I de empresas. A execução está prevista para ter início em 2023, a depender da liberação de recursos da Finep.

O pró-reitor considera que a ação vai permitir a consolidação e crescimento do polo tecnológico e o espaço físico necessário para centralizar as iniciativas de inovação - atualmente, o polo está com ações pulverizadas pelo campus, em locais como o Centro de Informática (CIn), o Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (Litpeg) e a Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Dine). Também será possível realizar contratações temporárias via Fundação de Apoio ao Desenvolvimento (Fade) da UFPE. “É um volume de recursos muito importante, especialmente na situação atual de falta de recursos”, disse, destacando que a seleção foi bastante concorrida.

POLO TEC - O Polo Tecnológico e Criativo (Polo Tec) da UFPE é o ambiente industrial, tecnológico e criativo da Universidade, caracterizado pela presença dominante de startups de base tecnológica que possuam vínculo operacional com as pesquisas na UFPE, com recursos humanos, laboratórios e equipamentos organizados e com predisposição ao intercâmbio entre o ecossistema de inovação universitário para consolidação, marketing e comercialização de novas tecnologias, em consonância com a Lei de Inovação Tecnológica (Lei 10.973/04). O objetivo é estimular a criação e consolidação de startups desenvolvidas na Universidade e fortalecer a geração de negócios relacionados a pesquisas científicas.

IMPLANTAÇÃO - A Finep considera que parques tecnológicos em implantação são parques tecnológicos que façam parte de um programa formal de desenvolvimento econômico regional, que já possuam minimamente um plano de implantação definido, um projeto conceitual, uma estrutura gestora para a implantação do projeto e que tenham iniciado as obras de infraestrutura, de construção ou de reformas e/ou adaptação de alguma edificação existente, da sede e outros edifícios do parque.

 

Date of last modification: 12/07/2022, 15:44