News News

Back

UFPE tem 11 cursos avaliados como excelentes e muito bons no Enade 2022

Quatro deles subiram de conceito, passando agora a ter as notas 4 ou 5; enquanto sete mantiveram o conceito

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) teve 11 cursos avaliados com os conceitos 5 e 4 na edição 2022 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), cujos resultados foram apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Desse total, a UFPE teve quatro graduações que alcançaram o conceito de excelência (nota 5). Outras sete – sendo uma delas do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) – foram avaliadas como muito boas (nota 4).

A edição 2022 do Enade avaliou, ao todo, 13 cursos da UFPE. Quatro deles subiram de conceito, passando agora a ter as notas 4 ou 5; enquanto sete mantiveram o conceito (notas 3, 4 ou 5). 

“O resultado do Enade tem uma grande relevância para a UFPE, pois ele é um dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, útil para os futuros ingressantes no momento de escolher o curso de graduação que farão”, avalia o professor Rodrigo Simões, procurador educacional institucional (PI) da UFPE. O resultado, conforme explica ele, contribui ainda para elevar outros Indicadores de Qualidade da Educação Superior da UFPE junto ao MEC, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC), o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e o Índice Geral de Cursos (IGC).

“Esses indicadores podem representar um acréscimo no repasse de mais recursos à UFPE, de forma a garantir o oferecimento de serviços com maior qualidade à comunidade universitária, tais como mais e melhores programas acadêmicos, de pesquisa e de extensão; além de mais e melhores moradias estudantis, condições de infraestrutura para o restaurante universitário, bibliotecas e demais instalações físicas voltadas para o bom funcionamento do curso de graduação”, explica Rodrigo Simões. 

“Resumindo, esse resultado auxilia na definição de políticas públicas que nortearão os gestores para melhoria da Universidade e, consequentemente, dos cursos de graduação”, completa o gestor. Ao todo, a UFPE teve 1.160 concluintes inscritos para o Enade 2022, cuja prova foi realizada em novembro deste ano.

ENADE - O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) desses cursos e ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional. Avalia ainda o nível de atualização deles em relação à realidade brasileira e mundial. 

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004, o exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional, tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e das Instituições de Educação Superior (IES) no Brasil.

Confira a relação dos cursos avaliados e respectivas notas

- Campus Recife

Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)
Serviço Social – Nota 5
Turismo – Nota 5
Administração – Nota 4
Ciências Contábeis – Nota 4
Ciências Contábeis (EaD) – Nota 4
Secretariado Executivo – Nota 4
Ciências Econômicas – Nota 3

Centro de Artes e Comunicação (CAC)
Publicidade e Propaganda - Nota 5
Jornalismo - Nota 4

Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)
Psicologia - Nota 4

Centro de Ciências Jurídicas (CCJ)
Direito - Nota 5

- Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru

Administração - Nota 4
Ciências Econômicas - Nota 3

Date of last modification: 24/11/2023, 14:54