News News

Back

UFPE seleciona propostas para Programa de Formação de Startups e acesso a Polo Tecnológico e Criativo

Chamada pública visa atrair projetos inovadores, criativos e sociais que tenham foco na maturação e desenvolvimento de startups no âmbito universitário

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai selecionar propostas para o Programa de Formação de Startups e Acesso ao Polo Tecnológico e Criativo da UFPE (Polo Tec). A chamada pública visa atrair projetos inovadores, criativos e sociais que tenham foco na maturação e desenvolvimento de startups no âmbito universitário. A Universidade vai disponibilizar aos selecionados infraestrutura, mentorias, capacitação e networking para que as ideias se transformem em negócios. As inscrições começam nesta sexta (15) e vão até o dia 5 de setembro. O Edital nº 07/2022, uma iniciativa da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Dine), foi publicado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) e está disponível no Boletim Oficial da UFPE (download aqui). 

Estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado); pesquisadores de pós-doutorado; egressos da instituição (graduação e pós-graduação stricto sensu) com até cinco anos de formados; e empresas de grande porte que buscam trabalhar em parceria com as empresas do ecossistema da UFPE são o público-alvo da chamada.

A incubadora de empresas do Polo Tec vai apoiar até três tipos de modalidades de empreendimentos: projeto pré-incubado, startup incubada e startup associada. A UFPE vai considerar para a modalidade projeto pré-incubado as propostas de empreendimentos submetidas em fase de criação ou ideação. Para a modalidade startup incubada, são consideradas as propostas de empreendimentos em fase de validação do modelo de negócios ou de desenvolvimento e lançamento do mínimo produto viável (MVP) e/ou serviço no mercado. Como startup associada, consideram-se as propostas submetidas por pessoas jurídicas de pequeno e médio porte, em dia com suas obrigações legais, que tenham um modelo de negócio validado no mercado, que já tenham feito pelo menos uma venda e que queiram expandir suas operações e sua cartela de clientes.

A UFPE, nessa chamada pública, tem como áreas de interesse Inovação em saúde e biotecnologia; Energia, petróleo e gás e biocombustíveis; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), economia criativa e cultura; Materiais, nanotecnologia e fotônica; Engenharias e tecnologia 4.0; Meio ambiente, biodiversidade e água; Humanas, desenvolvimento social e urbano; Ciências do mar, oceanografia e risco ambiental.

Confira abaixo as datas das etapas do processo de seleção

Cronograma

15/07 a 05/09 - Inscrições
12/09 - Divulgação dos projetos pré-selecionados nesta fase
19/09 a 30/09 - Apresentação dos Pitchs
07/10 - Divulgação dos projetos selecionados após apresentação dos Pitchs
10/10 a 12/10 - Período de apresentação de recursos
17/10 - Divulgação dos projetos empreendedores selecionados após recursos
21/11 - Início do Programa de Incubação e Formação de Startups da UFPE 

Mais informações
Diretoria de Inovação e Empreendedorismo

Grupo no WhatsApp 
(81) 2126.8959 (telefone e WhatsApp)
polotec@ufpe.br
Instagram do Polo Tec 
Instagram da Propesqi 

Date of last modification: 14/07/2022, 14:45