News News

Back

UFPE recebe primeira etapa da Conferência Estadual de CTI nesta quarta-feira (29)

Evento ocorrerá no auditório do I-Litpeg, no Campus Recife

Com informações da assessoria da Secti

Na próxima quarta-feira (29), a UFPE recebe a primeira etapa da 5ª edição da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE), Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e Usina Pernambucana de Inovação – ambas vinculadas à Secti/PE – e que visa articular o sistema estadual de CT&I em torno de debates que influenciam na formulação de políticas públicas voltadas ao setor científico, tecnológico e de inovação. O evento na UFPE ocorrerá no auditório do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia da UFPE (I-Litpeg), das 8h às 17h. O reitor da UFPE, Alfredo Gomes, participará do evento.

As demais etapas da conferência serão em Caruaru (Agreste) e Petrolina (Sertão), nos dias 30 deste mês e no dia 1° de dezembro, respectivamente. O encerramento da conferência também ocorrerá na UFPE, no dia 7 de dezembro. Os interessados em se inscrever têm até o dia de cada programação. Basta acessar o site e realizar a sua inscrição gratuitamente.

A conferência é integrada à V Conferência Nacional de CT&I, promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). De acordo com a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro, a participação na Conferência Estadual de CT&I se estende a todas as esferas da sociedade. “O intuito é atingir um público que vá além do universo da academia, dos institutos de pesquisa, das empresas inovadoras e do setor público, que chegue à população em geral. Vamos poder propor coletivamente ações e recomendações para o Plano Decenal de CT&I 2025-2035”, pontuou a gestora.

Como temas norteadores, serão promovidos debates em torno de quatro eixos: recuperação, expansão e consolidação do sistema de CT&I; reindustrialização em novas bases e apoio à inovação; CT&I para programas e projetos estratégicos; e CT&I para o desenvolvimento social.

O encerramento, no dia 7, ocorrerá das 14h às 17h, também no auditório do I-Litpeg, contará com a mesa “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”, com a participação de Luciana Santos – ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação; da governadora Raquel Lyra; da secretária de CTI, Mauricelia Vidal Montenegro; da diretora-presidente da Facepe, Maria Fernanda Pimentel; do ex-ministro de CTI, Sergio Rezende (UFPE); dos reitores da UFPE, UPE, UFRPE e Unicap; além de representantes da sociedade civil e do setor industrial. Haverá palestra da professora Soraya Smaili, ex-reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ligada ao Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp; e a entrega do Prêmio Confap.

Date of last modification: 27/11/2023, 16:26