News News

Back

UFPE realiza 3° Simpósio Brasil-Japão e renova convênios com universidades japonesas

Simpósio será na segunda-feira (17), das 9h às 17h, no auditório 3 da Biblioteca Central (BC)

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza o 3° Simpósio Brasil-Japão na segunda-feira (17), das 9h às 17h, no auditório 3 da Biblioteca Central (BC), com os temas “Energia, Meio Ambiente, Materiais Avançados, Naval & Offshore, Educação”. Além de palestras, haverá relatos de experiência de estudantes do Brasil no Japão e vice-versa. A inscrição gratuita deve ser feita pelo e-mail brasiljapao2018ufpe@gmail.com.

O evento vai contar com a presença do reitor Anísio Brasileiro; do cônsul-geral do Japão, Jiro Maruhashi; de representante da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e de professores da Universidade de Tóquio (UTokyo) e Universidade Nacional de Yokohama (YNU). Na ocasião, os convênios entre a UFPE e as duas instituições serão renovados por mais cinco anos.

De acordo com o professor Armando Hideki Shinohara, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPE, o convênio com a UTokyo e a YNU foi firmado em 2013 e teve grande êxito. “Ambas são universidades líderes no Japão e tivemos sucesso na realização de várias atividades, como intercâmbio de estudantes e cursos ministrados pelos professores japoneses na UFPE aos nossos alunos”, explica.

Pela manhã, a partir das 9h, haverá palestras com Shuji Aihara (Universidade de Tóquio), Carlos Kenichi Suzuki (Unicamp), Carlos A. Nascimento (UFPE), Tadao Yamano (UFPE), Frederico D. Nunes (UFPE), Omar Salles Almeida (Marinha do Brasil) e Armando H. Shinohara (UFPE). O intervalo para almoço será às 12h, com retorno para as atividades da tarde às 13h30.

À tarde, as palestras ficam a cargo de Maria E. Suzuki (Unicamp), Ayako Ono (UFPE), Maki Mochizuki, Severino L. Urtiga Filho (UFPE), estudantes do Japão no Brasil, estudantes da UFPE no Japão, João Paulo C. Cerquilho (UFPE), Vitor T. Endo (UFSC), Rodolfo Gonçalves (Universidade de Tóquio) e Maria A.C. Oliveira (UFPE). Também haverá mesa-redonda sobre o futuro das cooperações Brasil-Japão, com mediação do professor Carlos K. Suzuki.

Mais informações
3° Simpósio Brasil-Japão
brasiljapao2018ufpe@gmail.com


 

Date of last modification: 13/09/2018, 14:24