News News

Back

UFPE realiza 1º Workshop dos Programas de Formação de Recursos Humanos da ANP

Evento teve como tema “A indústria do petróleo e a transição energética” e aconteceu nos dias 25 e 26 no auditório do I-Litpeg

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promoveu o 1º Workshop dos Programas de Formação de Recursos Humanos (PRHs) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP) da UFPE. O evento, que teve como tema “A indústria do petróleo e a transição energética”, aconteceu nos dias 25 e 26, no auditório do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia da UFPE (I-Litpeg), contou com palestras, mesas e apresentações de trabalhos.

Programação do evento contou com palestras, mesas e apresentações de trabalhos

A Universidade ocupa, atualmente, o terceiro lugar no país em número de programas de formação de recursos humanos para o setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis (PRH-ANP), com quatro programas em atividade. A instituição fica atrás apenas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Os PRHs da Universidade são o PRH 30.1 Engenharia do processamento de petróleo, gás natural, produção de biocombustíveis e energias renováveis; PRH 38.1 Gestão da sustentabilidade na exploração, desenvolvimento e produção de petróleo em ambientes offshore; PRH 47.1 Formação de recursos humanos para o setor de petróleo e gás em sistemas petrolíferos e análogos e simulação de reservatórios em bacias sedimentares do nordeste; PRH 48.1 Caracterização e simulação de reservatórios, tecnologia de energias renováveis e biotecnologia ambiental. 

O diretor da ANP, Daniel Maia, explica que o programa está inserido no contexto de uma obrigação contratual na concessão de exploração e produção de petróleo no país. “As empresas exploradoras e produtoras do petróleo têm por obrigação aportar 1% da receita delas em pesquisa, desenvolvimento e inovação. A aplicação desse recurso se dá principalmente com desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação e na formação de recursos humanos”, descreve. O país tem 54 programas em andamento. O programa concede bolsas de estudos de iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado e pesquisador visitante, além de bolsa de apoio técnico, taxa de bancada, suporte financeiro e apoio para gastos específicos que não se enquadrem como bolsa de estudo.

O reitor Alfredo Gomes, presente na mesa de abertura do evento, comentou a importância estratégica dos investimentos em formação de recursos humanos dentro da universidade. “A universidade, eu costumo dizer, não é uma instituição de governo, é uma instituição de estado. E ela presta, independentemente, de quem está no poder, um papel fundamental para o desenvolvimento nacional”, lembra. 

O vice-reitor Moacyr Araújo reforçou a parceria entre a agência e a UFPE. “Esse workshop é o resultado de um longo esforço de cooperação da UFPE com a ANP e traduz o amadurecimento dos grupos de pesquisa que trabalham a temática. A Universidade se coloca à disposição para reforçar a cooperação com a ANP e também para ajudar na utilização da indústria de petróleo, gás e biocombustíveis para o desenvolvimento sustentável do país”, destacou.

Date of last modification: 29/05/2023, 13:32