News News

Back

UFPE oferece uma série de iniciativas de ensino de idiomas de forma gratuita ou com preços abaixo dos do mercado

Confira as iniciativas que disponibilizam cursos para os estudantes, servidores e comunidade em geral

A UFPE oferece uma série de iniciativas de ensino de idiomas de forma gratuita ou com preços abaixo dos do mercado, com qualidade e com a opção de aulas presenciais, no campus da Universidade ou remotas. As oportunidades são para a comunidade da Universidade, especialmente, mas algumas também podem ser acessadas por quem não faz parte da UFPE.

Afinal, aprender uma nova língua é uma forma de exercitar o cérebro, aumentando a memória e a capacidade de raciocínio. Ao se estudar um idioma, cada sujeito tem a oportunidade de contato com outras culturas, modos de viver e de pensar, expandindo a compreensão intercultural, ampliando seu networking e rede de amizades.

Estudar uma língua estrangeira é fundamental para concorrer a bolsas de estudos e realizar intercâmbios acadêmicos, além de ser uma exigência na seleção de mestrados e doutorados da UFPE e outras instituições de ensino. Além disso, abre portas no mercado de trabalho e é um diferencial em várias empresas, em especial em multinacionais.

Conheça aqui estas iniciativas

- Núcleo de Línguas – Idiomas sem Fronteiras (NucLi IsF UFPE) – Ligado à Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFPE, o NucLi integra a Rede Andifes IsF e promove a oferta gratuita de cursos de idiomas para fins acadêmicos. Atualmente, são ofertados cursos on-line de italiano, ministrados através de parceria com o Ministério de Relações Exteriores da Itália, e espanhol, através de parcerias com universidades da América do Sul. Mais informações: adm.nucli.ufpe@gmail.com.

- Cling – A Coordenação de Línguas para Internacionalização da UFPE (Cling) oferece uma série de serviços à comunidade acadêmica da UFPE e também à comunidade externa, dentre os quais testes de proficiência e cursos presenciais e remotos de idiomas. A Cling promove cursos semestrais de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, coreano e mandarim, além da oferta periódica de outros idiomas. Os cursos ministrados na Cling tem o escopo acadêmico, para fins profissionais e voltados para intercâmbio. O semestre do curso custa R$ 260 para alunos da UFPE (taxa única) e as inscrições estão abertas até o dia 20 deste mês. No Instagram da Cling também acontece o sorteio de bolsas para os níveis iniciantes dos cursos de francês, espanhol e italiano. Mais informações no Instagram @clingufpe e pelo WhatsApp: (81) 99422.5267, ou por e-mail para apoio.cling@ufpe.br.

- Clipac – Curso de Línguas Popular Aberto à Comunidade – O Clipac é um projeto vinculado ao PET Gestão Política-Pedagógica (PET-GPP) da UFPE. O PET-GGP tem como objetivo a busca pelo estímulo do espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética e cidadania, a partir do diálogo e da articulação político-pedagógica entre a Universidade e comunidades. O Programa de Educação Tutorial (PET) é desenvolvido em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de Ensino Superior do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Mais informações no site do projeto  e no Instagram @petgpp.

- NLC – O Núcleo de Línguas e Culturas (NLC) é um projeto de extensão do Departamento de Letras da UFPE que oferece cursos semestrais de diversos idiomas. No momento, estão disponíveis turmas de inglês, francês, espanhol, alemão e japonês. Os cursos são trabalhados na abordagem comunicativa de aprendizagem. Mais informações no Instagram @nlc.ufpe ou pelo WhatsApp (81) 2126.8961.

Date of last modification: 14/07/2022, 17:28