News News

Back

UFPE lança editais de Reintegração, de Transferência Interna de Curso e de Transferência Interna de Turno 2023.1

Para Reintegração, são oferecidas 864 vagas em cursos dos 13 centros acadêmicos da UFPE

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFPE publicou os Editais de Reintegração 2023.1 (nº 04/2023), de Transferência Interna de Curso 2023.1 (nº 05/2023) e de Transferência Interna de Turno 2023.1 (nº 06/2023), oferecendo oportunidades para que ex-estudantes da Universidade retornem aos estudos e que estudantes dos três campi possam mudar de curso ou de turno, caso atendem às exigências de cada um dos editais. As aulas do semestre 2023.1 começarão no dia 29 de maio.

De acordo com o Edital de Reintegração 2023.1, estarão disponíveis 864 vagas em cursos dos 13 centros acadêmicos da UFPE. Os cursos que oferecem mais vagas são: Pedagogia – 48, Química – licenciatura – 35, Letras – Português – 37, Geografia – licenciatura – 39, Geografia – bacharelado – 45 e Engenharia de Telecomunicações – 43. As inscrições devem ser feitas on-line, no período de 24 deste mês a 10 de maio, neste link aqui. A lista dos classificados será publicada até o dia 15 de maio no site da Prograd. E os documentos devem ser entregues até o dia 24 de maio. A matrícula acadêmica ocorrerá de 20 a 24 de maio.

Poderão participar deste processo seletivo ex-estudantes de graduação da UFPE, exclusivamente para reingresso no mesmo curso e campus, que: não tiverem registrado no Siga a situação “integralizado” e/ou “formado”; não tiverem sido desvinculados/desligados no primeiro período letivo do curso; não tiverem sido desligados de um curso de graduação por motivo de punição disciplinar. Também podem se inscrever ex-estudantes de graduação da UFPE que tiverem perdido seu vínculo por recusa definitiva de matrícula nos casos em que a carga horária total a ser concluída seja equivalente a até 15% do curso, exclusivamente para a conclusão do mesmo curso em até dois períodos letivos, e que não tiverem registrado no sistema de gestão acadêmica a situação “integralizado” e/ou “formado”; e que não tenham sido beneficiados/as pela reintegração após recusa definitiva de matrícula.

No ato da inscrição, o candidato deverá fazer opção por um único campus, curso e turno, podendo escolher a ordem de preferência de turno para cursos cuja oferta de vagas se dê em mais de um turno. A ordem de classificação vai obedecer estes critérios: menor quantidade de reintegração registrada no sistema de gestão acadêmica; menor tempo de desvinculação junto à Universidade; maior percentual de carga horária concluída; e maior média geral registrada no histórico escolar.

O Edital de Transferência Interna de Curso 2023.1 vai oferecer 626 vagas, com maior quantitativo de vagas para os cursos de Engenharia de Telecomunicações (Recife) – 50, Pedagogia (Agreste) – 48 e Engenharia Civil (Recife) – 30. As inscrições devem ser feitas on-line via Siga, de 24 deste mês. Haverá teste de habilidades específicas para os cursos de Música, Dança - licenciatura e Letras/Libras - Licenciatura, nos dias 9 e 10 de maio. Até o dia 15 de maio será publicada a lista dos classificados no site da Prograd

Poderão participar deste processo seletivo estudantes de graduação da UFPE que: tiverem ingressado, em seu último vínculo, através de Exame Seletivo Vestibular, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por Reintegração ou por Transferência Interna de Turno; tenham registrado no histórico escolar do curso de origem, no mínimo, dois períodos letivos com, pelo menos, uma disciplina matriculada e aprovada em cada um desses períodos letivos.

No ato da inscrição, o candidato deverá fazer opção por um único campus, curso e turno, podendo escolher a ordem de preferência de turno para cursos cuja oferta de vagas se dê em mais de um turno. Os candidatos poderão inscrever-se para ingresso: no mesmo curso em outro campus; em curso da mesma área do conhecimento, no mesmo campus ou em campus distinto; em curso de outra área do conhecimento, no mesmo campus ou em campus distinto, desde que o curso desejado esteja entre os que aceitam estudantes de áreas diversas (conforme o Anexo II do edital).

Já o Edital de Transferência Interna de Curso 2023.1 (publicado no Boletim Oficial nº 56/2023) oferece 123 vagas, com maior quantidade de vagas para os cursos de Geografia (Recife) licenciatura – 28 vagas , e  Letras/Português (Recife) licenciatura – 20 vagas. Os interessados devem fazer a inscrição no período de 24 deste mês a 5 de maio no Siga. Até o dia 15 sairá a lista dos classificados no site da Prograd. 

Poderão participar deste processo seletivo estudantes de graduação da UFPE para ingresso em outro turno do mesmo curso e campus ao qual se encontrem vinculados. No ato da inscrição, o candidato deverá fazer opção por um único campus, curso e turno, podendo escolher a ordem de preferência de turno para cursos cuja oferta de vagas se dê em mais de um turno.

Os critérios de prioridade para classificação dos candidatos obedecerão a esta ordem: maior percentual de carga horária concluída; maior média geral registrada no histórico escolar; e maior nota de classificação no processo seletivo inicial para ingresso no curso. O classificado ocupará a vaga unicamente no curso/turno para o qual realizou inscrição, sem possibilidade de retorno ao curso/turno de origem.

Nos casos de Transferência Interna de Curso e de Transferência Interna de Curso, o estudante classificado deverá solicitar matrícula em componentes curriculares em 2023.1, por meio do Siga, no período de 29 de maio a 6 de junho.

Mais informações
Diretoria de Gestão Acadêmica DGA/Prograd
(81) 2126.7014
Reintegração e Transferência Interna

coordegresso.prograd@ufpe.br

Date of last modification: 04/04/2023, 16:16