News News

Back

UFPE implementa autodepósito de TCCs para os alunos de graduação

O avanço oferecido pelo autodepósito possibilita que mais trabalhos fiquem disponíveis em menor tempo

Durante o evento de oficialização do autodepósito para os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da graduação da UFPE, que ocorreu ontem(25) no Auditório Reitor João Alfredo, foram apresentados resultados advindos da implementação do processo que já está disponível para todos os centros e cursos da Universidade. A cerimônia contou com a participação de docentes e servidores e teve a mesa formada pelo vice-reitor Moacyr Araújo; a pró-reitora de Graduação, Magna Silva; a diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), Andréia Alcântara; o professor Marcos Galindo, do Departamento de Ciência da Informação (DCI); a bibliotecária responsável pelas atividades do repositório Attena no SIB, Susimery Vila Nova; e a bibliotecária Arabelly Ascoli.

O vice-reitor Moacyr Araújo destacou que o autodepósito dos TCCs visa dar mais visibilidade ao processo e comemorou o avanço de iniciativas tecnológicas voltadas para simplificar o acesso livre à informação. “Ainda há muito a fazer, mas é muito gratificante perceber o que está sendo feito e o resultado disso tudo”, disse ele.

A pró-reitora Magna Silva ressaltou a importância da ação coletiva para dar vida ao autodepósito dos TCCs. “A Biblioteca Central (BC), com a sua expertise e a capacidade de gerenciar esse processo do autodepósito e a Prograd, no que se refere aos trâmites internos dos cursos, foram fundamentais. Com isso, foi possível agilizar e legitimar a produção de conteúdos acadêmicos produzidos por esses estudantes, já que havia uma limitação aos tipos de produtos que seriam publicados, dentre outros elementos. Então, na construção da resolução, nós ampliamos o leque de todos os produtos que são pertinentes ao Trabalho de Conclusão de Curso”, disse ela. 

Foto: Raul Holanda

Andréia Alcântara destaca importância do autodepósito

Para Andréia Alcântara, diretora do SIB, o momento de implementação do autodepósito é importantíssimo pois “estamos tratando aqui da preservação da memória e da democratização do conhecimento. A gente está publicizando o que a Universidade está produzindo.” O avanço oferecido pelo autodepósito possibilita que mais trabalhos fiquem disponíveis em menor tempo e que mais produções de estudantes da graduação possam ser acessadas. Para ela, o processo torna o contato com a produção de conhecimento da Universidade mais difundido, pois, afinal, o TCC representa para os alunos o início e também um combustível para produção de diversos conteúdos acadêmicos.

A medida também representa um importante avanço para a divulgação científica de código aberto, como aponta Susimery Vila Nova, responsável pelo Attena no SIB. “Aqui, na Universidade, temos várias iniciativas interessantes com relação a isso, mas nenhuma é tão consolidada como o repositório digital. A gente nasce como repositório institucional, mas atualmente chamamos de repositório digital porque nós abrangemos a tipologia documental.”

Com o autodepósito, os estudantes de graduação devem alimentar o repositório com suas produções, essencialmente quando o TCC é obrigatório como componente curricular do curso de graduação.

Date of last modification: 26/10/2022, 16:22