News News

Back

UFPE e Sedaci-MEC oferecem Curso de Educação Quilombola

Primeiras etapas ocorreram em Bom Conselho e em Salgueiro, no distrito de Conceição das Crioulas

Nos dias 8 e 9 deste mês, no município de Bom Conselho, e nos dias 15 e 16 de março, no distrito de Conceição das Crioulas, no município de Salgueiro, ambos no interior do Estado, foram realizados os primeiros módulos do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola em Pernambuco. Realizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Sedaci) do Ministério da Educação (MEC), sob a coordenação do Núcleo de Políticas e Educação Étnico-Raciais (Núcleo Erer) da UFPE, com o apoio do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens e Adultos e em Educação Popular (Nupep), o curso marca o início de um programa que se desdobrará ao longo do ano de 2024.

O principal propósito deste curso é contribuir para o processo de implementação das diretrizes curriculares nacionais e municipais de Educação Escolar Quilombola (EEQ). Além disso, visa aprimorar a formação de professores, gestores e lideranças das escolas e comunidades quilombolas em Pernambuco.

Durante os eventos realizados em Bom Conselho e em Salgueiro/Conceição das Crioulas, a programação incluiu uma aula inaugural, uma noite cultural e uma apresentação detalhada do curso, seguida por um tempo dedicado à discussão sobre as expectativas dos participantes em relação ao curso.

Ao todo, serão realizadas oito etapas em diferentes regiões do estado: 12 e 13 de abril, 19 a 21 de abril, 17 e 18 de maio, 24 a 26 de maio, 31 de maio a 2 de junho, 28 a 30 de junho, 19 a 21 de julho. As datas das últimas etapas ainda serão divulgadas.

Mais informações
Instagram do Núcleo Erer
@erer.ufpe 

Date of last modification: 21/03/2024, 15:54