News News

Back

UFPE e cooperativas de catadores firmam termo de compromisso para destinação de resíduos recicláveis

Há estimativa de destinação de 40 toneladas/ano de resíduos recicláveis para as cooperativas habilitadas

No dia 1° deste mês, iniciou a vigência dos novos termos de compromisso para coleta de resíduos recicláveis no Campus Recife. Durante este período, três cooperativas de catadores sediadas no Recife, Olinda e Abreu e Lima recolherão materiais constituídos principalmente de papel, papelão, plástico e metal gerados nas atividades da UFPE.

Foto: Divulgação

Acordo traz benefícios ambientais e sociais

De acordo com Camila Claudino, coordenadora de Prevenção de Gestão de Resíduos e Efluentes da UFPE, a atuação da UFPE em atendimento ao que preconiza o Programa Coleta Seletiva Cidadã, traz benefícios tanto do ponto de vista ambiental, como social. “O procedimento de habilitação das cooperativas de catadores de materiais recicláveis traz para a sociedade benefícios sociais, pois fomenta o fortalecimento das organizações populares, com vistas à formalização da contratação, ao empreendedorismo, à inclusão social e à emancipação econômica; também traz benefícios ambientais, pois reduz os impactos do consumo, e propicia a expansão da coleta seletiva de resíduos sólidos, da reutilização e da reciclagem de materiais, da logística reversa e da educação ambiental; ainda, traz benefícios econômicos para a UFPE, pois reduz gastos com a destinação de resíduos sólidos para os aterros sanitários privados.”

O processo de habilitação de cooperativas foi conduzido pela Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), e há estimativa de destinação de 40 toneladas/ano de resíduos recicláveis para as cooperativas habilitadas. A coleta seletiva está consolidada como meta do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da UFPE e atende ao Decreto 10.936/2022, esta que regulamenta a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Os termos de compromisso assinados estão disponíveis aqui. 

Mais informações
coopere.dsa@ufpe.br

Date of last modification: 05/02/2024, 15:38