News News

Back

UFPE divulga campanha sobre rede de universidades promotoras da saúde

Desde 2019, a UFPE é credenciada à Red Iberoamericana de Universidades Promotoras de la Salud (RIUPS)

A comissão executora do Programa Universidade Promotora da Saúde na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançou uma campanha em vídeo para apresentar a iniciativa à comunidade acadêmica. Desde 2019, a UFPE é credenciada à Red Iberoamericana de Universidades Promotoras de la Salud (RIUPS).

“As universidades promotoras da saúde são instituições de ensino superior que têm uma política institucional atrelada aos princípios de promoção da saúde”, explica a presidente da comissão da UFPE, a professora Fernanda Jorge Guimarães. Sobre o credenciamento à RIUPS, ela comenta: “Isto significa que a nossa instituição está comprometida com a promoção da saúde da sua comunidade acadêmica”.

“As iniciativas [a serem desenvolvidas por uma Universidade Promotora da Saúde] têm como objetivo contribuir para o fortalecimento de uma cultura institucional que fomente a saúde e o bem-estar da sua comunidade acadêmica. Além disso, a universidade tem o objetivo de desenvolver ações e serviços que tenham como foco a promoção e educação em saúde”, acrescenta a assistente social Nélia Sorahia Fonseca de Melo, servidora da UFPE.

“A comissão realizará diversas atividades no ambiente da UFPE. Entre essas ações, podemos destacar: cuidado com alimentação, a cultura anti-bullying, a resolução de conflitos, algumas estratégias de autocuidado e a prevenção do uso abusivo de álcool e de outras drogas”, adianta a professora Luciana Gonçalves de Orange.

Entre as iniciativas já realizadas, o grupo cita a realização de oficina sobre promoção da cultura de paz e de rodas de conversa sobre promoção da saúde mental, além da participação na Rede Brasileira de Universidades Promotoras da Saúde (Rebraups), na comissão científica do 10º Congresso Ibero Americano de Universidades Promotoras da Saúde e nos grupos de trabalho (GTs) de Saúde Mental e Prevenção ao Assédio Moral da UFPE, onde o grupo busca manter articulação com a ouvidoria e com a Coordenação de Assistência Estudantil.

“Neste momento, os atuais participantes da comissão trabalham no Centro Acadêmico de Vitória (CA), então a maior parte das ações é realizada neste campus. Contudo, convidamos a comunidade acadêmica (docentes, discentes e técnicos) para participar, a fim de ampliar as ações, considerando o caráter multidisciplinar da comissão. As pessoas que desejam participar podem se comunicar conosco pelo nosso e-mail comissaoups@ufpe.br. Novos integrantes são muito bem-vindos”, afirma Nélia, que atua na Coordenação Setorial de Assistência Estudantil do CAV (Caest).

“A Universidade hoje vai além da formação de um profissional somente. Nós formamos socialmente, politicamente os discentes e, quando o estudante entra aqui, ele sofre um processo de mudança, entra num mundo novo”, avalia a assistente social Francisca Vanuza Ribeiro Machado, também servidora da UFPE, que detalha: “Ele adquire novas experiências e vai ter que lidar com algumas situações, que a gente chama de ‘estressores’ ou ‘ansiogênicos’, que geram muita ansiedade no estudante. A Universidade Promotora de Saúde entra com esse desafio, com esse papel de trabalhar a saúde em contexto ampliado. A gente passa a trabalhar a saúde para além de uma relação conteudista, passa a trabalhar com estudantes para além da relação de sala de aula. A gente busca integrar discente, docente e técnico”.

O discente José Rafael Pereira da Silva completa: “Sabendo que o Ensino Superior ocupa uma posição de vanguarda científica e pedagógica na sociedade, torna-se importante que, além da aquisição de conhecimento e habilidades para os estudantes e todos os membros do centro acadêmico, haja um investimento no desenvolvimento humano”.

Também fazem parte da comissão as professoras Jaqueline Galdino Albuquerque Perrelli e Cybelle Rolim de Lima e o professor Daniel Tarciso Martins Pereira.

Mais informações
Programa Universidade Promotora da Saúde
Instagram do programa
@upsufpe 
comissaoups@ufpe.br

Date of last modification: 26/04/2023, 14:26