News News

Back

Torneio Virtual de Ciência será lançado nesta sexta (9)

Da assessoria do Espaço Ciência

O 3º Torneio Virtual de Ciência será lançado na próxima sexta-feira (9), no auditório do Espaço Ciência. Trata-se de uma competição que dura o ano inteiro e, a cada mês, apresenta um desafio por meio do site do Espaço Ciência, nas diversas áreas do conhecimento: Física, Química, Biologia, Matemática, Robótica, Astronomia. Durante o encontro, que tem início às 10h, será divulgado o primeiro desafio.

O formulário de inscrição, o regulamento e as informações sobre o primeiro desafio também serão divulgadas no site e nas redes sociais. “Convidamos todas as escolas a participarem e trazerem seus alunos para o encontro de lançamento. Será uma oportunidade de trocarmos ideias e escutarmos as sugestões de todos”, diz Arthur Lima, da coordenação do torneio.

Cada desafio lançado pelo torneio é um convite à experimentação. No ano passado, por exemplo, os estudantes criaram alternativas para aproveitamento de águas residuais; desenvolveram ideias para utilização da energia solar e conseguiram mobilizar a escola e comunidade do entorno em uma campanha de coleta de pilhas secas para destinação adequada.

Outros desafios envolveram o uso da Robótica em equipamentos que facilitassem a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais; experimentos de Astronomia para fins pedagógicos; ou identificação de conceitos matemáticos em uma logomarca.

Embora cada equipe seja representada por um professor e dois alunos, a turma inteira e diversos professores participam do processo, transformando os conteúdos escolares em divertidas descobertas interdisciplinares. Todo o processo é registrado em vídeo, postado no YouTube e os links encaminhados ao Espaço Ciência, que os compartilha em suas redes sociais.

Além da pontuação técnica, os participantes ganham pontos extras pelo compartilhamento dos vídeos nas redes, garantindo maior visibilidade ao processo de descoberta científica.

Ao mesmo tempo, o uso das ferramentas virtuais permite maior alcance do Torneio, garantindo a participação de equipes do interior do estado. No ano passado, por exemplo, foram mais de mais de 7 mil alunos envolvidos, direta ou indiretamente: 43% da Região Metropolitana, 20% do Agreste, 20% do Sertão e 17% da Zona da Mata.

 

 

Date of last modification: 07/03/2018, 12:14