News News

Back

STI atua para restaurar sinal de internet do NTVRU, CCJ e Covest

Funcionamento do link de distribuição, pertencente à RNP, foi interrompido no último sábado (27)

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está atuando para restaurar o sinal de internet proveniente da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), interrompido desde o último sábado (27). A interrupção do funcionamento do link de distribuição, constatada pela equipe técnica da Superintendência, atingiu os prédios do Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU), Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e Covest, entre outros. A Universidade depende da infraestrutura da RNP para distribuir o sinal de internet pelos prédios dos campi. Sem esse suporte básico, não é possível o acesso à rede.

Como a rede é de responsabilidade da RNP, no mesmo dia (27), a STI abriu chamado para um atendimento de emergência. O chamado não teve resposta imediata, o que levou a Superintendência a realizar um novo contato na última terça-feira (30). No dia, foi identificada falha nos equipamentos da RNP, que se comprometeu a atender à solicitação no prazo de até 24 horas. 

Em paralelo, ao visitar as instalações da Covest, a equipe técnica da STI constatou que tanto as fibras óticas como os equipamentos pertencentes à Universidade estavam em condições adequadas de funcionamento, sendo necessária somente a substituição de aparelhos provenientes da Rede Nacional. Mesmo diagnóstico foi obtido pela equipe técnica da STI em visita realizada na manhã de hoje (1º) ao Núcleo de TV e Rádios Universitárias.

Diante dos impasses relatados, a Superintendência de Tecnologia da Informação informa que está viabilizando possíveis soluções visando a restauração e distribuição do sinal de rede, a exemplo da substituição provisória dos equipamentos de propriedade da Rede Nacional por equipamentos da própria STI.

Date of last modification: 05/04/2021, 10:45