News News

Back

Sorteio público do Colégio de Aplicação da UFPE ocorre na hall do STI

As matrículas para os sorteados vão de 8 a 10 de janeiro, de acordo com o edital que já está publicado e disponível no site do CAp

Ontem (30), às 15h, no hall da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ocorreu o sorteio público do Colégio de Aplicação (CAp) da UFPE, em que 56 vagas para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II foram escolhidos para entrarem no primeiro semestre de 2024. Este foi o primeiro sorteio oficial realizado pelo CAp/UFPE após a pandemia, quando foram realizados em caráter de teste. As matrículas para os sorteados vão de 8 a 10 de janeiro, de acordo com o edital que já está publicado e disponível no site do CAp.  As aulas começam no dia 8 de fevereiro.

Estiveram presentes a pró-reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), professora Brunna Carvalho, representando o reitor Alfredo Gomes; o diretor do CAp, professor Erinaldo Carmo, a vice-diretora do CAp (em exercício), professora Ísis Gouveira; a coordenadora de Ensino Fundamental e que apresentou o evento, professora Fernanda Melo, e a professora do Núcleo de Estágio e Formação Docente do CAp/UFPE, Larissa Bonfim. Ainda acompanharam a comissão de seleção e alguns pais e/ou responsáveis de candidatos que foram convidados.

O Colégio de Aplicação desenvolve as atividades de Ensino Fundamental (6º ao 9º) e de Ensino Médio do 1º ao 3º anos. Oferece atendimento aos licenciados da UFPE e demais instituições com o serviço de estágio de observação e regência de classe e desenvolve pesquisas de extensão. A lista dos estudantes sorteados está disponível no site do colégio.

O sorteio foi realizado com base no número da inscrição do candidato ou candidata, sob a condução da Superintendência da Tecnologia da Informação (STI) da UFPE, operado pelo analista de sistemas Bruno Freitas, e supervisionado pelo diretor de Gestão de Serviços da Tecnologia da Informação, Daniel Vieira. A transmissão on-line via canal oficial da UFPE no Instagram @ufpe.oficial foi realizada pela Diretoria de Comunicação, através da coordenação de Audiovisual. E a tradução para a Língua Brasileira de Sinais foi feita pelo intérprete Felipe Matos.

Das 56 vagas, 28 são de livre concorrência (sendo duas para pessoas com deficiência – PCDs), e as outras 28 são reserva de vagas, ou seja, para estudantes oriundos de escolas públicas (e destas, também duas são reservadas para pessoas com deficiência).
O resultado não é enviado por e-mail, nem por mensagem, apenas divulgado no site do CAp. Portanto, os estudantes e suas famílias têm que ficar atentos. Assim como se atentarem ao período de matrícula de 8 a 10 de janeiro, e aos documentos necessários, descritos no edital de matrícula 2024.

O sorteio eletrônico é realizado pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), sistema computacional utilizado pela UFPE em vários processos institucionais.

Como funciona o sorteio

Quando as pessoas se inscrevem, o sistema usado pela Universidade, chamado Sigaa, organiza todos os nomes em uma lista. Para escolher de forma justa e imparcial quem será selecionado, esse sistema usa algo chamado gerador de números aleatórios. Este gerador funciona através de algoritmos – que são como fórmulas matemáticas complexas – para escolher números ao acaso. Essa escolha aleatória é usada para embaralhar a lista de inscritos, assegurando que todos tenham uma chance igual.

Para começar esse processo de escolha aleatória, o gerador precisa de um ponto de partida, conhecido como “semente”. Esta semente é um número inicial que ajuda o gerador a começar a sua tarefa de misturar os nomes. No sistema da UFPE, essa semente é baseada no tempo exato em milissegundos – uma fração muito pequena de segundo – contado desde o dia 1º de janeiro de 1970. Isso garante que a mistura dos nomes seja realmente aleatória e imprevisível. Depois que a lista é embaralhada usando esse método, o sistema então realiza o sorteio com este mesmo gerador aleatório para determinar quem ocupará as vagas disponíveis, tanto de ampla concorrência, como Necessidades Educacionais Específicas (NEE) - que são as PCDs –, bem como da lista de suplentes.

Date of last modification: 01/12/2023, 17:23