News News

Back

Site mapeia pontos de arrecadação para auxiliar população que quer ajudar vítimas das chuvas em Pernambuco

A iniciativa utiliza tecnologia de geolocalização, que permite encontrar um ponto de doação e fazer o cadastro de voluntários

Da assessoria do projeto
 
Diante do momento crítico em que Pernambuco se encontra, um grupo de voluntários, por meio do projeto Resguardar Vidas www.resguardarvidas.com.br, desenvolveu um site que está agrupando e mapeando vários pontos de arrecadação ou locais que estão precisando de voluntários para auxiliar as vítimas das chuvas na Região Metropolitana do Recife e também no interior de Pernambuco.
 
O projeto conta com a participação dos alunos José Reginaldo, Yuri Fortunato e Andrew Santos, do curso de Gestão da Informação da UFPE, e dos professores Fábio Mascarenhas, Silvio de Paula e Edilene Silva, do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade. Além da UFPE, também integram o grupo profissionais da UPE e do Conselho Regional de Economia de Pernambuco (Corecon).
 
Utilizando a geolocalização, as pessoas que estiverem dispostas a ajudar encontrarão os locais mais próximos da residência, facilitando o processo de doação ou mesmo cadastrar um projeto ou iniciativa que esteja atuando em prol dos afetados pelas chuvas. Além do endereço georreferenciado em um mapa, todos os locais cadastrados estão com informações do tipo de doação que estão recebendo e quais auxílios estão oferecendo para as famílias atingidas pelas chuvas.
 
Também é possível o cadastro de voluntários que possam ceder espaços em imóveis para resguardar os bens das famílias que tiveram que deixar suas casas; locais que possam receber donativos diversos como alimentos e roupas; espaços que possam servir de abrigos temporários para as famílias que desocuparam suas casas e pessoas que fazem o transporte de bens e pessoas que se encontram em áreas de risco.
 
De fácil manuseio, um mapa interativo identifica a localização do usuário e exibe os locais mais próximos à sua residência. Também é possível visualizar todos os locais já cadastrados no site, que pode ser acessado através de qualquer dispositivo conectado à internet e o objetivo é que os usuários – voluntários e organizações de coleta de donativos – encontrem na plataforma um meio de estarem próximos e se ajudarem. “Estamos unidos de forma solidária, que conta com a ajuda da FCAP/UPE, da UFPE, do Observatório Popular de Olinda (OPO) e do Conselho Regional de Economia de Pernambuco (Corecon), além de vários voluntários de diversas áreas. O objetivo é contribuir para atenuar os problemas sociais e agilizar a atuação das redes de voluntários que já existem”, afirma o professor Sandro Prado, coordenador da iniciativa, da Faculdade de Administração e Direito da UPE (FCAP/UPE).
 
Mais informações
Coordenadores
Sandro Prado
(81) 99670.6964
 
José Reginaldo
(81) 98175.8808
 
Instagram do projeto @resguardarvidas 
Date of last modification: 01/06/2022, 14:28