News News

Back

Seminário sobre rupturas políticas nos processos de governança nas democracias latino-americanas teve início hoje (25)

Evento será realizado até quinta-feira (27), pela manhã, no auditório da Adufepe

Foto: Passarinho

Breno Altman abordou os descaminhos das democracias bolivarianas

Será promovido até quinta-feira (27) o seminário “Rupturas Políticas nos Processos de Governança e Governabilidade nas Democracias Latino-Americanas”, iniciado hoje, pela manhã, no Auditório Professor Paulo Rosas, na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe). Realizado pelo Núcleo de Pesquisa em Gestão Urbana e Políticas Públicas (Nugepp) da UFPE, o evento busca propiciar a reflexão sobre os processos de governança e governabilidade democrática nos países latino-americanos, que enfrentam na atualidade severas crises de legitimidade política. A conferência de abertura foi com o jornalista Breno Altman, editor do site Opera Mundi, sobre “Descaminhos das democracias bolivarianas”. O reitor Anísio Brasileiro esteve presente à mesa de abertura.

Evento reúne pesquisadores para debater democracias latino-americanas

Amanhã (26), o professor Luis Felipe Miguel, do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB), falará, às 8h, sobre “A esquerda e a crise da democracia brasileira” e o jornalista Florestan Fernandes Júnior abordará “A crise da democracia brasileira: entre a mídia e o judiciário”, às 10h. 

No último dia, 27, o professor José Alves de Freitas Neto, do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realiza exposição sobre “Governança e governabilidade” e o ex-senador e ex-ministro da Educação e da Casa Civil Aloizio Mercadante realiza a conferência de encerramento, no dia 27, às 10h.

“A realização do evento representa um desafio acadêmico para aprofundar o debate sobre os problemas econômicos, sociais e políticos, oriundos do contexto do capitalismo contemporâneo globalizado e sobre os conflitos políticos e ideológicos enfrentados pelos Estados nacionais e pela sociedade nesses países. Embora a crise se difunda em grande parte do território dos centros urbanos metropolitanos latino-americanos, algumas democracias sofrem com maior severidade os seus efeitos, a exemplo do Brasil, da Argentina e das chamadas democracias bolivarianas”, afirmam os organizadores.

Mais informações
Núcleo de Pesquisa em Gestão Urbana e Políticas Públicas

nugeppeventos@gmail.com

Date of last modification: 25/06/2019, 13:25