News News

Back

Seminário da série “Projeto para um Brasil Novo” debaterá mudanças climáticas amanhã (8)

Vice-reitor da UFPE, professor Moacyr Araújo, participará como debatedor no evento

Da assessoria da SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza amanhã (8), às 16h, a 10ª sessão dos seminários “Projeto para um Brasil Novo”. O tema do debate on-line é Mudanças climáticas e será transmitido pelo canal da SBPC no YouTube. Entre os debatedores está o vice-reitor da UFPE, professor Moacyr Araújo, do Departamento de Oceanografia (Docean), pesquisador do Centro de Estudos e Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental (Ceerma). 

A discussão será coordenada por Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e vice-presidente da SBPC. Os demais debatedores são Carlos Nobre, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP); Suzana Kahn Ribeiro, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e vice-diretora do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe/UFRJ); e Thelma Krug, vice-presidente do Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC).

O evento é parte de 12 seminários temáticos que a SBPC está realizando para tratar de temas relevantes que contribuam para o desenvolvimento do País. Entre os assuntos a serem abordados estão “Questão indígena” e “Cultura”. O primeiro seminário debateu “Ciência, Tecnologia e Inovação”; o segundo, “Educação básica”; o terceiro, “Educação superior”; o quarto, “Pós-graduação”; o quinto tratou do tema “Saúde”; o sexto; “Meio Ambiente”; o sétimo, “Direitos Humanos”; o oitavo, “Segurança Pública”; e o nono, “Diversidade de gênero”. Os debates já realizados estão disponíveis no canal da SBPC no YouTube. 

Segundo Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC, o objetivo dos eventos é engajar a comunidade científica a propor políticas públicas para os próximos anos. “A ideia é que esses eventos abordem temas relevantes visando à elaboração de um documento com diretrizes e propostas gerais de políticas que será entregue aos candidatos ao Legislativo e ao Executivo da próxima eleição, durante a 74ª Reunião Anual da SBPC, a ser realizada neste ano na UnB (Universidade de Brasília)”, explica. “A ideia é não ficarmos apenas na batalha do presente, mas pensarmos um futuro melhor para nosso país”, diz.

Date of last modification: 09/06/2022, 16:04