News News

Back

Segundo dia da 75ª Reunião Anual da SBPC terá conferência da ministra da Saúde

Saúde, CT&I e educação estão entre os tópicos da programação do evento nesta terça-feira (25)

Da assessoria da SBPC

No segundo dia, a programação da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Curitiba (PR), tem mesas-redondas, sessões especiais, conferências e encontros sobre ciência, tecnologia e inovação, saúde e educação. Serão cerca de 40 eventos promovidos pela SBPC, UFRJ e sociedades afiliadas, em formato presencial, virtual e híbrido. A 75ª Reunião Anual da SBPC teve início ontem (23), em solenidade no Teatro Guaíba e vai até o dia 29 deste mês, no Centro Politécnico da UFPR. Confira a programação completa no site do evento. 

Foto: Assessoria da SBPC

Abertura ocorreu ontem (23) no Teatro Guaíba

A programação do dia conta com oito conferências. Entre os destaques está a da ministra Saúde Nísia Trindade, que acontecerá no Auditório Central - Ed. Setor Tecnologia (1º andar), às 9h30 e terá também transmissão on-line ao vivo pelo canal da SBPC no YouTube. 

No mesmo horário, Gersem José dos Santos Luciano Baniwa, professor do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB), falará sobre “Saberes indígenas: utopias que inspiram esperança e vida em tempos de crise socioclimática”. A atividade acontece no auditório da Química, também às 9h30.

Diversos assuntos relacionados à educação estarão entre os debates do dia. Entre os destaques está a mesa-redonda “É essa reforma do ensino médio que precisamos?”, que reunirá Helena Singer, líder da Estratégia de Juventude América Latina na Ashoka, Maria Cecilia Amendola da Motta, diretora-presidente da Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica do Estado de Mato Grosso do Sul (Fadeb-MS), e Maurício Holanda Maia, do Ministério da Educação (MEC). A atividade será realizada no auditório 02 (1º andar) - Engenharia Química, às 13h.

Também sobre educação, a mesa “As ciências humanas e a educação na reconstrução do Brasil: desafios e perspectivas” reunirá Andrea Barbosa Gouveia, professora da UFPR; Celso Sanchez Pereira, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); e Luiz Fernandes Dourado, diretor-presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação, com coordenação de Geovana Mendonça Lunardi Mendes, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e conselheira da área de Humanidades na SBPC. A mesa ocorrerá no Anfiteatro 12 do prédio de Ciências Biológicas da UFPR, às 13h.

A terça-feira contará com dois debates preparatórios para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O primeiro debate, que abordará “A avaliação e o financiamento da pesquisa”, será realizado no auditório Leo Grossmann - Ed. Blocos Didáticos, às 13h. Coordenado por Marimélia Porcionatto, diretora da SBPC e professora da Universidade Federal de São Paulo, a atividade terá entre os participantes Olival Freire Junior, diretor-científico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Jerson Lima da Silva, presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj); Odir Dellagostin, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap); e Ramiro Wahrhaftig, presidente da Fundação Araucária.

O segundo discutirá os “Marcos legais - a necessária regulação da ciência no Brasil”. A sessão será realizada no auditório Central - Ed. Setor Tecnologia (1º andar), às 16h. Os palestrantes são Ildeu de Castro Moreira, presidente de honra da SBPC e professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Luiz Antonio Rodrigues Elias, ex-secretário executivo do MCTI 2006/2014; e Francilene Procópio Garcia, diretora da SBPC e professora e pesquisadora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O debate será coordenado por Glaucius Oliva, professor titular do Instituto de Física da USP em São Carlos.

Os 110 anos da UFPR é tema de sessão especial, às 13h, no Auditório Central - Ed. Setor Tecnologia (1º andar). Coordenada por Sergio Nadalin, professor do Programa de Pós-Graduação em História da UFPR, a atividade terá entre os palestrantes o reitor da universidade Ricardo Marcelo Fonseca; e os professores Ulf Gregor Baranow e Márcia Teresinha Andreatta Dalledone Siqueira.

Às 16h, o Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São Paulo e a SBPC realizarão a mesa-redonda “O papel da Educação e da Ciência para superar, na Alemanha e no Brasil, o preconceito e o ódio”, com tradução simultânea e transmissão pelos canais do DWIH São Paulo e da SBPC no YouTube. O debate será realizado no auditório de Química. Especialistas alemães e brasileiros discutirão de que maneira a educação e a ciência podem colaborar para impedir posicionamentos preconceituosos e discursos de ódio.

TRANSMISSÃO - As atividades da 75ª Reunião Anual da SBPC, realizadas em cinco auditórios da Universidade Federal do Paraná (UFPR) serão transmitidas ao vivo pelo YouTube. As que ocorrerão nos auditórios “Leo Grossmann” e do auditório Central do prédio da Tecnologia terão transmissão pelo canal da SBPC. Enquanto as discussões realizadas nos auditórios 01 (Térreo) e 02 (1º andar) do prédio da Engenharia Química e no auditório do anfiteatro do prédio da Química, serão transmitidas pelo canal da UFPR. 

Matéria relacionada
Pesquisadores da UFPE participam da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
 

Date of last modification: 24/07/2023, 15:42