News News

Back

Roda de Conversa promove debate sobre as experiências da mulher negra

A Roda deste mês acontece no dia 29, às 9h30, no auditório do Departamento de Hotelaria e Turismo

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), através da Diretoria de Qualidade de Vida (DQV), realiza mais uma edição do projeto Roda de Conversa, que faz parte do programa Fluir com a Vida. Desta vez, o tema abordado será em referência ao Dia da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha, comemorado no dia 25 deste mês.

O evento acontecerá na data de 29 desse mês, às 9h30, no auditório do Departamento de Hotelaria e Turismo. A programação está voltada para a comunidade interna e externa da UFPE e os interessados devem se inscrever no formulário eletrônico. Há limites de vagas. Vale lembrar que os servidores da Universidade possuem o direito de reservar 5% da sua carga horária semanal para participar das ações dos projetos vinculados à Política de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, de acordo com a Resolução 07/2021 – Consad.

O Dia da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha reforça a luta histórica das mulheres negras por sobrevivência em uma sociedade estruturalmente racista, misógina, machista, e busca promover a reflexão sobre a vida dessas mulheres. De acordo com o Atlas da Violência de 2019, 66% de todas as mulheres assassinadas no Brasil naquele ano eram negras. Isso mostra a importância de se debater este tema cada vez mais. 

A programação vai incluir a exibição do filme “Felicidade Por Um Fio” (2018), que conta a história de uma publicitária que resolve repaginar o visual e aceitar seu cabelo, superando traumas que vêm desde a infância. Além da exibição da obra, vai acontecer o debate entre todos os participantes. A conversa vai ter a colaboração dos núcleos Erer da UFPE, Laberer e SIS.

Nas últimas sextas-feiras de cada mês acontece uma nova edição do Roda de Conversa. As temáticas dos novos diálogos vão ser definidas com a participação dos grupos formados a cada encontro ou podem variar conforme necessidade. 

Mais informações
qualidade.vida@ufpe.br

Date of last modification: 19/04/2023, 16:33