News News

Back

RobôCIn viaja em busca de mais vitórias na Competição Latino-Americana de Robótica

Evento teve início no dia 17 e vai até o dia 22 deste mês

O Robô CIn participa de mais um ano da Larc - Competição Latino-Americana de Robótica, que teve início no dia 17 e vai até o dia 22 deste mês, no Centro Universitário FEI, em São Bernardo do Campo (SP), para onde viajaram no dia 14. A equipe de robótica do Centro de Informática (CIn) da UFPE compete em quatro categorias, três voltadas para futebol: VSS (Very Small Size Soccer), SSL (Small Size League), Simulação 2D. E, pela primeira vez, na categoria de Drones.

Coordenado pela professora Edna Barros, o RobôCIn iniciou suas participações na Larc em 2016, com a categoria VSS, em que participou novamente em 2017. Em 2018, competiu em VSS e também nas categorias Simulação 2D e SSL, repetindo a participação nas três categorias em 2019. Em 2020, quando a Larc aconteceu de forma remota, foram campeões na categoria SSL e, em 2021, também remoto, conquistaram o título nas categorias SSL, VSS e Simulação 2D. Agora, em 2022, a competição retorna ao presencial e a jornada do RobôCIn pode ser acompanhada pelas redes sociais da equipe, no Instagram e na Twitch

Pela primeira vez, participarão com o drone Esperança do desafio da Flying Robots Trial League, na categoria Drones. O objetivo é sair da base de lançamento e sobrevoar por todas as outras bases, pousar em cada uma delas e retornar à base de origem. Em preparação, foi utilizada bastante visão computacional e o software de controle desenvolvido pela equipe, pois nessa competição o drone deve ser completamente autônomo.

De acordo com Elisson Rodrigo, integrante do RobôCIn, a expectativa para a Larc é manter o desempenho alcançado nas duas últimas edições e construir experiência da competição para os membros que, em grande parte, estarão participando pela primeira vez de uma competição presencial. “Esperamos validar nosso trabalho tanto em software quanto em hardware, além de adquirir experiência na categoria de Drones para aperfeiçoar cada vez mais nosso projeto e voltar com ótimos resultados, para tornar cada vez mais o Centro de Informática e o RobôCIn referências na pesquisa e desenvolvimento em robótica”, completa Elisson.

SOBRE A LARC - É uma competição aberta ao público e permite a participação de equipes de todos os países da América Latina. Assim como outras competições, a Larc faz parte da feira “Robótica”. São diversas categorias em que, além das premiações de primeiro, segundo e terceiro lugar, as equipes concorrem a vagas para participar da RoboCup como representantes do Brasil.

Date of last modification: 19/10/2022, 15:20