News News

Back

Revid UFPE promove live sobre como se livrar das notificações e diminuir a ansiedade

Evento será realizado amanhã (25), às 17h, no canal do YouTube do projeto

Checar as notificações do celular virou um dos hábitos mais comuns da vida moderna. Entretanto, o movimento de parar aquilo que se está fazendo para dar uma simples “espiada” na tela pode prejudicar bastante a capacidade de concentração e também a saúde emocional. Com o objetivo de ajudar a controlar melhor a ânsia por estar sempre disponível online, a Rede Vivências pela Inclusão Digital (Revid) da UFPE irá promover, amanhã (25), às 17h, a live “Se livre das notificações de uma vez por todas e diminua sua ansiedade”.
 
O encontro é realizado em parceria com o Portal Digital Equilibrium e conta com a participação de Juliana Didier, fundadora do projeto, e do estudante da UFPE e curador da Revid Tarcis Teles. Nele, serão repassadas dicas úteis sobre como lidar e ter uma relação mais saudável com mensagens, e-mails e avisos de aplicativos. O evento será transmitido pelo canal do YouTube da Revid.  
 
O Revid é um projeto de extensão coordenado pelos professores Marcos Barros (Centro de Educação), Auxiliadora Padilha (Centro Acadêmico do Agreste) e Verônica Gitirana (Centro Acadêmico do Agreste), que fazem parte do Hub de Criatividade, Empreendedorismo e Inovação Educacionais – Educat. 
 
NOTIFICAÇÕES – De acordo com Juliana Didier, as notificações são prejudiciais para o bem-estar mental em diferentes sentidos. Em primeiro lugar, elas “são uma fonte de distração constante” e acabam diminuindo o tempo e qualidade do foco. Isso vale tanto para atividades banais do dia a dia, como fazer refeições e dirigir, quanto para aquelas que demandam uma atenção mais prolongada, como memorizar conteúdos para uma prova ou realizar alguma demanda do trabalho.
 
Outro ponto negativo é que tais estímulos eletrônicos viciam. Ao receber avisos nos aparelhos, o cérebro fica em estado de alerta e libera dopamina, conhecido como o hormônio do prazer e da felicidade e que é responsável por gerar a sensação de recompensa. “Os aplicativos e jogos são frequentemente desenhados com o conhecimento da psicologia humana e mecanismos de reforço positivo (como likes, pontos, recompensas, comentários) nos põem em um ciclo constante de busca de compensação imediata”, explica a especialista.
 
Assim, o efeito provocado pelas notificações – a dependência – tem tudo a ver com o funcionamento químico do nosso corpo. O desejo de manter-se a todo tempo conectado gera, como contrapartida, o receio e, em alguns casos, pânico de “ficar de fora” de determinada tendência ou acontecimento. É o chamado FOMO (do inglês fear of missing out), “ou seja, o medo de estar “desatualizado”, um condicionamento que algumas pessoas desenvolvem de checar constantemente as mensagens e notificações com a sensação de que estão perdendo algo importante ou urgente”.
 
Para aqueles que sentem a pressão e o imediatismo de ter que conferir o celular a cada nova mensagem, Juliana traz como sugestão desativar as notificações, ou pelo menos desabilitar os sinais sonoros. “Se quiser, escolha apenas a notificação visual para os aplicativos mais importantes na sua comunicação ou trabalho diário (não mais do que cinco). O resto, desabilite e cheque as notificações não na medida em que chegam, mas em blocos de horários específicos determinados e escolhidos por você”, destaca.
 
“Com isso, a ideia é recuperar a autonomia na forma em que lidamos com as tecnologias, organizando a rotina diária de acordo com as prioridades de cada um e evitando sobrecargas e exageros. Aqui, o equilíbrio é a chave, pois separar o chamado tempo de tela daquele gasto com atividades e hobbies que não dependem dela é fundamental para se desconectar do mundo virtual e ter mais qualidade de vida”, enfatiza.
Date of last modification: 24/05/2022, 12:13