News News

Back

Reunião Científica mostra funcionamento de uma missão humanitária e científica

Entre as atividades desenvolvidas pela equipe da UFPE e do HC estavam assistência médica e o uso de tecnologias para auxiliar a população afetada

A Reunião Científica das Residências em Saúde do HC deste mês abordou a experiência dos pesquisadores do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) da UFPE que participaram de recente missão humanitária e científica no Maláui. O evento foi realizado na manhã de hoje (26), no Auditório Jorge Lobo do Centro de Ciências da Saúde (CCS). O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Foto: Cecília Vieira/HC-Ebserh

Pesquisadores fizeram relato sobre atividades no Maláui

O evento mensal relatou a experiência do médico infectologista Evônio Campelo Júnior, do Hospital das Clínicas, e dos também pesquisadores do Lika, Lucas Sampaio e Jones Albuquerque, que trabalharam no Maláui do final de abril até o começo de junho, após a passagem do ciclone Idai, em março, no Sudeste africano.

Evônio abordou como foi a assistência médica prestada à população local com os testes rápidos para diagnóstico de malária e como eram feitas as medicações. Ele falou também sobre a interação com o povo local e a falta de estrutura após a passagem do ciclone. O segundo relato foi do doutorando em Biologia Aplicada Lucas Sampaio, que explicou como era o funcionamento dos drones para mapear áreas alagadas para análise de água.

O professor Jones Albuquerque, também pesquisador do Lika, explicou como se deu a parceria com o Unicef, sobre as tecnologias inovadoras de vigilância epidemiológica desenvolvidas pelo Lika e reforçou a importância da continuação dos projetos com biosensores (uma das tecnologias utilizadas no Maláui).

“Eventos como esse (a Reunião Científica) são importantes para que possam ser plantadas sementes para que alguns residentes tomem isso como uma meta, se engajando cada vez mais na cientificidade e que possam despertar o interesse por esse tipo de trabalho”, afirma Jones.

O diretor do Lika, José Luiz de Lima Filho, também presente ao evento, frisou a importância e a capacidade dos profissionais e da missão do laboratório de ajudar as pessoas. A chefe do Setor de Gestão do Ensino e Extensão (Segestex) do HC, Patrícia Madruga, encerrou a Reunião Científica ressaltando a importância de levar essa proposta de missão humanitária para os residentes.

Date of last modification: 26/06/2019, 14:45