News News

Back

Reprodução assistida foi tema da Reunião Científica das Residências em Saúde do HC

O encontro conta com residentes de todos os programas do HC e ocorre uma vez por mês

Foto: Patrícia Madruga

Médico abordou técnicas de reprodução e questões éticas

“Reprodução assistida: avanços e desafios” foi o tema da Reunião Científica das Residências em Saúde do Hospital das Clínicas da UFPE deste mês de julho. O encontro promovido pelo Setor de Ensino e Extensão (Segestex) foi ministrado pelo ginecologista, obstetra e professor de Ginecologia da UFPE Agostinho Machado, também especialista em reprodução humana. O evento ocorreu às 7h no Anfiteatro II do hospital. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O encontro abordou diversos pontos como o histórico da reprodução assistida, as técnicas de reprodução que podem ser utilizadas, a realidade da reprodução assistida dentro do Sistema único de Saúde (SUS), casos especiais, questões éticas, entre outros. Também foi reforçada a importância de se ter uma conversa clara e franca, mostrando e informando todos os aspectos vinculados durante o processo, como a responsabilidade de todas as partes envolvidas.

“Esse tema é cada vez mais atual, relevante e que traz muitas dúvidas. Quando se fala em reprodução assistida as pessoas remetem imediatamente à fertilização, porém, muitos casais conseguem engravidar sem precisar recorrer a esse método mais complexo. Às vezes, uma simples identificação do período fértil, cirurgias corretivas para determinados problemas, orientações sobre comportamentos e hábitos de vida como abandono do tabagismo, perda de peso entre outros, podem resolver dependendo dos casos, e dá para ser feito na rede pública. Muitas pacientes chegam mal informadas e acham que precisam da fertilização, no entanto, podem ter o problema solucionado em outro âmbito”, explica o especialista em reprodução humana Agostinho Machado.

O mapeamento de infertilidade pode ser feito no HC. “As pacientes são avaliadas, bem como seus companheiros, pois, quando há uma infertilidade conjugal, é necessário saber se o homem também tem o problema. Então, uma série de exames e avaliações são realizadas e, dependendo do caso, ele é encaminhado para outras clínicas como a de Urologia”, afirmou o médico.

A Reunião Científica conta com residentes de todos os programas do HC, ocorrendo uma vez por mês, e traz temáticas que são importantes para todos os profissionais de saúde, facilitando a integração e a interdisciplinaridade.

Date of last modification: 31/07/2019, 12:07