News News

Back

Renato Janine Ribeiro é reeleito presidente da SBPC e Diretoria mantém maioria feminina

SBPC divulga resultados das eleições para Diretoria, parte do Conselho e Secretarias Regionais

Da assessoria da SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) anunciou o resultado das eleições de 2023, e o filósofo, professor titular da USP e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, foi reeleito para a Presidência da instituição. Ao conduzir a entidade em um período crucial para o avanço científico no país, o presidente da SBPC conquistou a confiança dos sócios com 1.889 votos para mais um mandato de dois anos, que se estenderá de julho de 2023 a julho de 2025. Os eleitos serão empossados no dia 27 de julho, na Assembleia Geral Ordinária dos Sócios, que será realizada durante a 75ª Reunião Anual da SBPC, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

Ao lado de Janine Ribeiro, Francilene Procópio Garcia, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e Paulo Artaxo, professor titular do Instituto de Física da USP, foram eleitos vice-presidentes. Garcia passa da Secretaria da entidade à Vice-Presidência, tendo recebido 1.533 votos. Com 1.238 votos, por sua vez, Artaxo será reconduzido ao cargo que ocupa desde 2021.

A participação dos sócios da SBPC foi destaque destas eleições, com um índice de envolvimento de mais de 63%, superando o processo eleitoral anterior. A votação para a renovação da Diretoria, parte do Conselho e Secretarias Regionais contou com uma ampla adesão, refletindo o interesse crescente dos sócios em contribuir para o desenvolvimento da ciência no país. Para a Diretoria, 1.994 sócios votaram (65,38% dos 3.050 aptos a votar). Já para o Conselho, 1.899 sócios participaram (62,26% dos 3.050 aptos) e para as Secretarias Regionais, foram 1.879 sócios votantes (63,80% dos 2945 aptos a votar).

Uma conquista notável da SBPC é a manutenção da composição majoritariamente feminina de sua Diretoria. Sete mulheres cientistas foram eleitas para cargos-chave, destacando a importância da representatividade no campo científico.

Além de Francilene Procópio Garcia, Claudia Linhares Sales, professora titular da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi reeleita secretária-geral com 1.861 votos, consolidando seu papel fundamental na gestão da SBPC. As três vagas da Secretaria foram preenchidas por Marilene Corrêa da Silva Freitas, professora titular da Universidade Federal do Amazonas (1.597 votos), que chega pela primeira vez ao quadro de diretores da entidade, Fernanda Sobral, professora emérita da Universidade de Brasília (UnB), que deixa o cargo de vice-presidente da SBPC após duas gestões (1.425 votos), e Laila Salmen Espíndola, professora da UnB (1.320 votos), que foi reeleita.

As duas vagas de Tesoureiros foram mantidas por Marimélia Porcionatto, professora e vice-diretora da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (1.823), e Ana Tereza de Vasconcelos, pesquisadora do Laboratório Nacional de Computação Científica (1.824).

A Comissão Eleitoral, presidida por Anderson Gomes, ressaltou a transparência e a segurança do novo sistema de votação utilizado nas eleições. Segundo Gomes, graças à versão do Helios Voting, cedida pela Universidade de São Paulo (USP), foi possível garantir a integridade dos votos por meio de criptografia e realizar a apuração eletrônica de forma precisa e confiável. “O sistema é amplamente utilizado por grandes organizações, incluindo sociedades científicas e profissionais, além de inúmeras Instituições de Ensino Superior, e é dotado de um mecanismo altamente seguro de computação e apuração eletrônicas dos votos”, disse.

Secretarias Regionais

Foram eleitos candidatos para as 22 Secretarias Regionais. 

Pernambuco

Secretário Regional: José Thadeu Pinheiro (UFPE)
Secretário Regional Adjunto: Ascendino Flávio Dias e Silva (UFPE)

Date of last modification: 21/06/2023, 15:40