News News

Back

Reitores negros e reitoras negras participam de reunião na UFPE

No encontro, foram abordados temas como reitorias negras, planejamento de ações, relações sociais e representatividade negra

Foto: Anthony Santana

Reunião faz parte da programação do XII Copene, que vai até sexta-feira (16)

Como parte da programação do XII Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as (Copene), o reitor e o vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes e Moacyr Araújo, respectivamente, receberam reitores e reitoras negros/as, na manhã de hoje (12), no Gabinete do Reitor, localizado na Reitoria da UFPE, no Campus Recife. A reunião abordou temas como reitorias negras, planejamento de ações, relações sociais e representatividade negra.

Participaram do encontro os reitores Valter Joviniano de Santana Filho (Universidade Federal de Sergipe – UFS); Joana Angélica Guimarães da Luz (Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB); Marcelo Pereira de Andrade (Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ); e Roberlaine Ribeiro Jorge (Universidade Federal do Pampa – Unipampa). Também estavam presentes o presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), Cleber Santos Viera, pesquisadores, docentes e gestores.

Segundo o reitor Alfredo Gomes, trata-se de um momento relevante para “discutir políticas de fortalecimento da pauta da diversidade étnico-racial e da promoção do direito dessa população junto às universidades e à sociedade brasileira de maneira geral. Então, é uma oportunidade para nossa universidade, que recebe os reitores e recebe também os coordenadores do evento, para nós podermos discutir, apreciar e propor iniciativas de fortalecimento da pauta”, afirmou ele.

“É um encontro fundamental porque nós estamos num ano, justamente, muito importante de avaliação das cotas nas universidades públicas brasileiras [que incluem cotas para pessoas negras], e os resultados são muito bons. Nós podemos, com certeza, afirmar que foi um grande ganho para o ensino superior brasileiro”, disse o vice-reitor Moacyr Araújo. Ele também ressaltou a importância das políticas e ações de inclusão desenvolvidas na UFPE, como a reserva de vagas em cursos de pós-graduação.

CONGRESSO – O XII Copene teve início ontem (11) e segue até a próxima sexta-feira (16), com atividades remotas e presenciais. O evento reúne intelectuais, professores, pesquisadores e estudantes de diversas instituições acadêmicas de todas as regiões do Brasil e da América Latina, ativistas dos movimentos sociais e convidados estrangeiros.

O congresso é uma iniciativa da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Esta edição do Copene conta com a correalização do Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (Conneabs) e da rede de universidades pernambucanas composta pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE).

Mais informações
Site do evento 
Instagram @copenenacional 
xiicopene2022@gmail.com

Date of last modification: 12/09/2022, 15:40