News News

Back

Referência na assistência, no ensino e na pesquisa, HC completa hoje (14) 42 anos de fundação

Na unidade, pacientes são atendidos em diversas especialidades, em serviços 100% gratuitos

O Hospital das Clínicas da UFPE atende milhares de pessoas nas suas mais diversas especialidades todos os meses ao longo dos 42 anos de fundação, comemorados hoje (14). Pessoas que sabem que podem contar com a excelência de profissionais e residentes que atuam prestando assistência 100% gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS). Unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o HC é campo de prática para o ensino e pesquisa.

O HC realiza inúmeros procedimentos de alta complexidade que são referência em Pernambuco, no Nordeste e no Brasil. A unidade é um dos cinco hospitais públicos do País (único no Norte-Nordeste) habilitados a realizar a cirurgia de redesignação sexual (masculino – feminino). O procedimento, por sinal, é o desfecho de toda uma linha de cuidado e acolhimento desenvolvida pelo Espaço Trans, equipe composta por profissionais da área de Psicologia, Serviço Social, Enfermagem e Medicina, contando com a parceria de diversas especialidades como Urologia, Ginecologia, Endocrinologia, Dermatologia, Cirurgia Plástica, Fonoaudiologia, entre outras.

Referência em uma série de procedimentos inovadores do ponto de vista tecnológico e que geram maior qualidade de vida nos pacientes, como as cirurgias a laser para tratar varizes (único no SUS em Pernambuco) e a alça arterial para hemodiálise (único no Recife na rede pública e privada), realizadas pelo Serviço de Cirurgia Vascular, além da Quimioterapia Intra-Arterial para Retinoblastoma, uma parceria entre a Oftalmologia Oncológica e a Radiologia Intervencionista, entre tantos outros. “Nossa ideia, como hospital universitário, é realizar intervenções mais complexas e de alta qualidade que não só favoreçam à população, mas que também reforcem a capacitação de nossos profissionais, residentes e estudantes”, destaca o superintendente do HC, Filipe Carrilho.

NAVEGAÇÃO EM ENFERMAGEM – Ainda na linha de cuidado, o HC implantou os Ambulatórios de Genética Ocular, Oncogenética e Oncogeriatria, entre outros. Foi o primeiro hospital público em Pernambuco a criar um Núcleo de Assistência Multidisciplinar para Pacientes Pós-UTI Covid-19 e a implantar Ambulatórios de Navegação em Enfermagem, que auxiliam os pacientes na remoção de barreiras durante tratamentos longos na alta complexidade, em seis especialidades: Oncologia, Nefrologia, Cardiologia, Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP), Saúde Mental e Neurologia.

“O Ambulatório de Navegação está me ajudando muito, dando orientações e me apoiando. Agora mesmo estou fazendo quimioterapia. Já fui encaminhada para a assistente social e psicóloga. Aqui me sinto bem atendida”, conta a manicure Solange Silva, moradora de Vitória de Santo Antão (cidade localizada a 50 quilômetros do Recife), e que trata um câncer de mama no HC.

O HC foi o primeiro hospital universitário no Brasil a implementar um projeto de e-saúde (Núcleo de Telessaúde), que completará 18 anos, em outubro. Na área das Residências em Saúde, o HC tem o único Programa em Cirurgia Bariátrica e Metabólica do país. Em Pernambuco, o hospital é o único a abrigar os Programas em Acupuntura, Alergia e Imunologia, Reumatologia, Alergia e Imunologia Pediátrica, Hansenologia e a Ecografia Vascular com Doppler.

Além disso tudo, o HC possui equipamentos de ponta como o PET-CT, entre outros, que além de beneficiar a população com o preciso diagnóstico para a realização do tratamento também treinam, capacitam e ensinam estudantes e residentes.

Na área de pesquisa, o HC desenvolve dezenas de estudos anualmente, sendo o hospital com maior número de projetos cadastrados no Rede Pesquisa, um sistema que busca automatizar o processo de cadastramento de pesquisas desenvolvidas na Rede Ebserh, gerando uma base de dados para a construção de panoramas e indicadores estratégicos, que auxiliam a gestão das pesquisas dos 40 hospitais universitários administrados pela estatal.

HISTÓRIA – A pedra fundamental da construção do HC foi lançada na década de 1950 durante o reitorado do professor Joaquim Amazonas. A sua inauguração ocorreu no dia 14 de setembro de 1979 pelo reitor Paulo Frederico do Rêgo Maciel. Essa iniciativa marcou a transferência dos setores do antigo Hospital Pedro II - primeira unidade hospitalar ligada à UFPE – para o HC, na Cidade Universitária, na Zona Oeste do Recife.

A mudança iniciada em 1979 estendeu-se até o começo da década de 1980. No final da década de 1990, o HC passou por sua primeira grande reforma, com obras na Unidade de Terapia Intensiva, Enfermaria de Nefrologia, Bloco Cirúrgico e dois andares (10º e 11º). As reestruturações não param. Anualmente, diversos serviços passam por um processo de modernização para melhor atender ao público.

Em 11 de dezembro de 2013, a Universidade Federal de Pernambuco assinou o contrato de adesão com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal ligada ao Ministério da Educação, que passou a gerir o HC, em janeiro de 2014, e a desenvolver o plano de reestruturação, construindo um novo modelo de gestão para reconduzir o HC ao patamar de excelência na assistência, ensino e pesquisa.

Date of last modification: 14/09/2021, 21:14