News News

Back

Recife recebe Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as

Com correalização de UFPE, UPE, UFRPE, Unicap e IF Sertão, o congresso acontece de forma multicentralizada

Da assessoria do evento

De 11 a 16 deste mês, Recife vai sediar a 12ª edição do Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as - Copene. O evento pretende reunir intelectuais, professores, pesquisadores e estudantes das mais diversas instituições acadêmicas de todas as regiões do Brasil e da América Latina, ativistas dos movimentos sociais e convidados estrangeiros. A abertura do evento ocorrerá no dia 11, às 16h, na Concha Acústica da UFPE, com a realização de shows e apresentações artísticas, de Jorge Riba + Isaar e convidados: Maciel Salú, Bione, Orun Santana, Valdir Afonjah, Gabi do Carmo e Odalita Alves.

O evento será realizado de maneira remota, mas contendo também atividades presenciais. As sessões temáticas (que equivalem aos Grupos de Trabalho - GTs), as mesas-redondas, os minicursos e as oficinas serão realizadas virtualmente. O encontro do Fórum Nacional de Articulação de Psicólogos/as Negros/as e Pesquisadores/as (ANPSINEP), a reunião do Fórum Nacional de Professores/as Africanos/as no Brasil e o Fórum de Educação Básica serão presenciais. As apresentações culturais serão abertas ao público, gratuitas e também serão presenciais.

Na quarta-feira (14), às 18h30, haverá a apresentação do Afoxé Oyá Alaxé, em sua sede no Pátio de São Pedro, no bairro de Santo Antônio, no centro de Recife. Nesse mesmo local, no dia 15, às 19h, o Grupo Bongar faz seu show com a participação de Pirão Bateu, Xambá das Yabás e Afoxé Oyá Alaxé. O encerramento, no dia 16, fica por conta do Afoxé Alafin Oyó, que fará uma apresentação às 16 horas em sua sede, no bairro do Carmo, em Olinda. Não é necessário se inscrever no evento para curtir as apresentações.

O congresso é uma iniciativa da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Realizado de dois em dois anos, esta edição do Copene conta com a correalização do Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (Conneabs) e da rede de universidades pernambucanas composta pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IF Sertão. Para ter acesso à programação completa, acesse o site e o Instagram @copenenacional

Programação cultural

11/09 – 16h
Abertura - Concha Acústica da UFPE: Jorge Riba + Isaar e Convidados: Maciel Salú, Bione, Orun Santana, Valdir Afonjah, Gabi do Carmo e Odalita Alves

14/09 - 18h30
Pátio de São Pedro: Afoxé Alafé Oyó

15/09 - 19h
Pátio de São Pedro: Grupo Bongar e Convidados: Pirão Bateu, Xambá das Yabás, Afoxé Oyá Alaxé.

16/09 - 16h
Bairro do Carmo (Olinda): Afoxé Alafin Oyó

Mais informações
Site do evento
Instagram @copenenacional 
xiicopene2022@gmail.com 

Date of last modification: 08/09/2022, 15:29