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Realidade da formação dos professores é tema do Seminário Andifes Formação de Professores, que ocorre até amanhã

A UFPE, a Ufape, a UFRPE e a Univasf são anfitriãs do evento, promovido pela Andifes

O reitor da UFPE, Alfredo Gomes, e o professor Flávio Brayner, do Centro de Educação da Universidade, participaram da abertura do Seminário Andifes Formação de Professores na manhã de hoje (18). O evento promovido pela Associação de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para “discutir e imaginar a Educação do futuro” reúne até amanhã (19), no Hotel Grand Mercure Recife, em Boa Viagem, reitores, pró-reitores e professores de instituições públicas de vários estados brasileiros.

Fotos: Catarina Albertim

Reitor Alfredo Gomes, o presidente da Andifes e os outros reitores anfitriões

Com o intuito de debater sobre a realidade da formação de professores na atualidade, seus desafios e perspectivas, bem como propor ações para os próximos anos, a Andifes convidou pessoas que vivenciam e estudam a formação docente, da pré-escola à pós-graduação. As mesas são transmitidas pelo canal da Andifes no YouTube. O pensamento que norteia o seminário envolve questionamentos como: “Quais habilidades, conhecimentos, tecnologias e técnicas este docente deverá dominar para corresponder ao cenário e processo educativo dos próximos anos?”, “Quais são as responsabilidades dos gestores da educação na formação de professores? E das universidades federais?” e “Qual é a responsabilidade dos atores da educação com o projeto de desenvolvimento nacional soberano e inclusivo?”.

Sendo a UFPE uma anfitriã do seminário junto com a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o reitor Alfredo Gomes, que é um dos vice-presidentes da Andifes, desejou boas-vindas aos participantes na abertura do evento e comentou: “Esperamos que esse seminário cumpra o objetivo para o qual foi pensado, o de discutir de forma ampla, crítica e de alto nível, a questão da formação dos professores. Temos convidados e convidadas de alto nível, pessoas que pesquisam e discutem a temática há muito tempo”. Também acompanham o evento pró-reitores da UFPE: Magna Silva (Graduação), Pedro Carelli (Pesquisa e Inovação) e Brunna Carvalho (Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida) e diretores das pró-reitorias.

Pró-reitores e diretores da UFPE também participam do evento

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL – Logo em seguida, teve início a mesa intitulada “Panorama Conceitual e Histórico da Formação de Professores”. Ela contou as contribuições da professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Leda Scheibe, da professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Gisele Masson e do professor da UFPE Flávio Brayner.

“Sempre tivemos que lutar muito pelas questões educacionais, mas, especialmente, nos últimos anos isso, foi muito difícil. Acho muito importante que isso [o seminário] esteja acontecendo. Ninguém aqui desconhece o quanto necessitamos no país de um Sistema Educacional Nacional ao qual podemos vincular uma Base Comum Nacional (BNC) para formação de professores, isso é diferente da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Espero que a gente possa avançar nessa discussão nos próximos anos. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) poderia ser um sistema, mas ela não bem isso ainda, um sistema nacional tem outras questões envolvidas”, apresentou a professora Leda Scheibe, que ainda destacou: “A formação de professores é uma questão fundamental para a construção de uma nação, principalmente de uma nação democrática, e é isso que estamos fazendo neste momento”.

A professora Gisele Masson deu continuidade à conversa comentando concepções que fazem parte da história da formação de professores – os modelos de racionalidade técnica (conhecido como sistema 3+1, com três anos de formação técnica e um de didática) e de racionalidade prática (em que houve um grande recuo na extensão da parte teórica). Ela também apontou a necessidade de haver equilíbrio entre as duas partes, teoria e prática, no modelo de formação de professores para os próximos anos. “É uma perspectiva pautada na unidade teórico-prática. A gente não pode lançar mão da teoria, negligenciar algo tão importante quanto a Filosofia da Educação, a Política da Educação, a Sociologia da Educação e a História da Educação nesse processo”.

E, por fim, acrescentou algo em consonância com o que havia falado a professora Leda Scheibe: Temos que ter um subsistema para formação de professores. Não temos um de avaliação dos alunos? Então… Precisamos de um subsistema que nos diga que em tal escola há tantos professores que não têm formação adequada, que tal município não tem plano de carreira e não paga o piso salarial. Que congregue todos esses dados para que o Governo possa pensar em programas emergenciais e que as universidades possam contribuir para isso. É uma tarefa necessária e urgente para o país”.

MODELO DE UNIVERSIDADE – O professor Flávio Brayner foi um dos palestrantes do primeiro dia e participou da mesa sobre o tema. Ele compartilhou algumas reflexões sobre as profundas modificações conceituais e substantivas que estão ocorrendo nas universidades e sobre as consequências delas para a formação de professores.

“Fui formado no interior de uma ideia de universidade que vejo agora sofrer um processo de grande modificação e caminhar numa direção que pessoalmente acho perigosa e ameaçadora dos princípios do republicanismo e da democracia. Há, a meu ver, sinais nesse presente universitário que parecem apontar para futuros que reputo indesejáveis e o mais indesejável deles, para mim, é a transformação da universidade de um lugar do ‘Como pensar?’ em outro, do ‘Como fazer?’. Receio que seja sobre a dominação hegemônica da técnica e orientada por exigências mercadológicas que esteja sendo reconstruída a instituição universitária”, afirmou Flávio Brayner.

Em outro trecho de sua fala, ele questionou: “Como é possível conciliar competitividade, performance, ranqueamento, empreendedorismo e resultados mensuráveis com uma universidade solidária, consciente, democrática, pública e socialmente comprometida num projeto de formação de professor?”. “Não se trata de adequar a universidade aos novos tempos, trata-se de criar esse novo tempo e apresentá-lo finalmente como resultado de uma evolução natural”, opinou o professor.

“Sou inteiramente a favor da universidade pública. Público não se refere nem à origem do seu financiamento, nem à forma de contratação de seus funcionários, nem ao fato de não visar lucro ou de não configurar-se numa ordem vertical rigidamente hierarquizada, característica das empresas privadas. O que ocorre no interior de uma universidade é algo muito especial, que atinge e recebe o conjunto de suas atribuições uma relação com seres humanos, ideias e sociedades que não existem mais, passado, que não existem ainda, futuro, mas que estão presentes na mesa numa apropriação de sua herança e a possibilidade de inovar esse legado introduzindo algo inédito no mundo”, continuou ele.

No segundo dia de programação, a UFPE continua presente no debate. O reitor Alfredo Gomes mediará a mesa em que será apresentado o Documento Síntese do Seminário Andifes Formação de Professores. Antes desse momento, o professor Janssen Felipe da Silva participará do evento como um dos palestrantes da mesa Modelo de Formação Inicial de Professores em Debate.

Programação

18/05

9h – Abertura – Diretoria Executiva e secretário-executivo

9h30 – Mesa: Panorama Conceitual e Histórico da Formação de Professores
Moderador: reitor Ricardo Marcelo Fonseca – UFPR
Gisele Masson – professora da Universidade Estadual de Londrina
Leda Scheibe – professora da Universidade Federal de Santa Catarina
Flávio Brayner – professor da UFPE

12h – Almoço

14h – Mesa: Formação de Professores, Realidade e Desafios
Moderador: reitor Dácio Roberto Matheus Associação de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) – UFABC
Suzi Mesquita Vargas – coordenadora-geral de Gestação de Exames e Indicadores da Educação Superior – Daes/Inep
Samira Zaidan – professora da Universidade Federal de Minas Gerais
Josevanda Franco – presidente da Undime Sergipe

15h30 – Coffee break

16h – Mesa: Formação de Professores, Realidade e Perspectivas
Moderador: reitor Marcelo Pereira de Andrade – UFSJ
Cybele Amado de Oliveira – diretora de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação – Difor/SEB/MEC
Marcia Serra Ferreira – diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Capes

17h – Encerramento do 1º dia de seminário

19/05

9h – Mesa: Modelo de Formação Inicial de Professores em Debate
Moderador: reitor Evandro Aparecido Soares da Silva — UFMT
Luiz Fernandes Dourado – professor da Universidade Federal de Goiás
Janssen Felipe da Silva – professor da UFPE

10h30 – Mesa: Apresentação do Documento Síntese do Seminário
Moderador: reitor Alfredo Gomes – UFPE
Jerônimo Siqueira Tybusch – Cograd (UFSM)
Eduardo José Cezari – Cograd (UFT)

11h30 – Encerramento do Seminário Andifes Formação de Professores
Diretoria Executiva, secretário-executivo e reitores de Pernambuco

Date of last modification: 18/05/2023, 16:45