News News

Back

Propesqi recebe propostas para a seleção Finep sobre Desenvolvimento de Tecnologias para Monetização do Gás Natural do Pré-Sal

Só pode ser apresentada uma proposta por ICT em cada linha temática

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) da UFPE recebe propostas para a Seleção Pública MCTI/Finep/FNDCT – Desenvolvimento de Tecnologias para Monetização do Gás Natural do Pré-Sal – 01/2022, cujo objetivo é “conceder recursos financeiros não reembolsáveis para ICTs, inclusive em projetos cooperativos ICT-Empresa, para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em projetos que viabilizem o gás natural que se encontra em abundância no polígono do pré-sal para consumo da sociedade por meio do desenvolvimento de produtos, processos e/ou serviços inovadores dentro do escopo das linhas temáticas apresentadas no item 2” do edital.
 
Serão apoiados projetos que contemplem soluções inovadoras aderentes às Linhas Temáticas abaixo relacionadas:
 
=> Linha temática 1: Separação do CO2 e outros contaminantes
Serão selecionados projetos visando o desenvolvimento de tecnologias para Separação do CO2 e outros contaminantes do gás do pré-sal, que viabilizem a monetização do gás.
=> Linha temática 2: Liquefação de gás natural embarcado (Floating Liquefied Natural Gas – FLNG)
Serão selecionados projetos visando o desenvolvimento da tecnologia FLNG, que consiste na liquefação do gás offshore para monetização GNL (gás natural liquefeito).
=> Linha temática 3: Transformação de gás natural em gás de síntese
Serão selecionados projetos visando o desenvolvimento de tecnologias para conversão de gás natural em gás de síntese (mistura de gases que contém monóxido de carbono e hidrogênio).
=> Linha temática 4: Transformação do gás de síntese em hidrocarbonetos líquidos (Floating Gas to Liquids – FGTL)
Serão selecionados projetos visando o desenvolvimento do processo FGTL (Floating Gas to Liquids), que consiste na conversão do gás em combustíveis líquidos e/ou produtos petroquímicos com baixo nível de impurezas.
=> Linha temática 5: Uso do gás para produção de energia elétrica na boca do poço através de usinas instaladas em plataformas gas-to-wire (GTW).
 
Serão selecionados projetos visando o desenvolvimento do processo gas-to-wire, em que o gás natural é convertido em energia elétrica em usinas instaladas no campo ou próximo ao campo de produção.
 
Só pode ser apresentada uma proposta por ICT em cada linha temática. O valor total solicitado à Finep em cada proposta deverá enquadrar-se entre o valor mínimo de R$ 500 mil e o valor máximo de R$ 5 milhões. O prazo máximo de execução do projeto deverá ser de 36 meses, prorrogável por mais 12 meses, justificadamente, a critério da Finep.
 
As propostas deverão ser apresentadas em arranjo institucional composto por uma única instituição proponente (convenente), que será responsável pelo gerenciamento e execução financeira do projeto e por, pelo menos, uma ICT Executora, que será responsável pela coordenação e execução técnica do projeto. Opcionalmente, uma empresa brasileira poderá participar como parceira na condição de interveniente cofinanciadora, devendo, obrigatoriamente, aportar recursos financeiros no projeto.
 
Interessados devem encaminhar propostas via e-mail para a Diretoria de Pesquisa (DPQ) dpq.propesqi@ufpe.br, em modelo FAP (word) que será disponibilizado na página da Propesqi para auxiliar o processo de submissão. 
 

CALENDÁRIO DPQ/PROPESQI

Até 20/05/2022

Recebimento das propostas.

Data a definir.

Avaliação

Data a definir.

Divulgação da seleção interna

Até 17/06/2022

Ajustes e envio à Finep.

 
Mais informações
(81) 2126.7050 – Whatsapp institucional
Date of last modification: 29/03/2022, 15:29