News News

Back

Projeto de Extensão de Câncer Gástrico realiza pesquisa e ações de assistência em saúde e educativas no HC

Projeto prevê estudo prospectivo de pacientes com câncer gástrico acompanhados pelo HC e exames

O Hospital das Clínicas da UFPE passa a contar com mais um aliado na prevenção e combate ao câncer gástrico, neoplasia que tem alta taxa de mortalidade no Brasil, sendo a 5ª mais incidente no mundo e a 4ª que mais mata, considerando-se ambos os sexos. Trata-se do Projeto de Extensão em Prevenção do Câncer Gástrico do HC, que tem como objetivo conscientizar por meio de ações educativas sobre o combate e a prevenção dessa doença para as pessoas que são encaminhadas para os ambulatórios de Gastroenterologia, Oncologia, Cirurgia Digestiva e o Serviço de Endoscopia do hospital universitário.

O projeto nasceu a partir do estudo descritivo e retrospectivo “Perfil do Câncer Gástrico: Experiência no Hospital das Clínicas da UFPE-INCA”, que avaliou os prontuários e arquivos histopatológicos de 214 pacientes do HC entre 2009 e 2014, para traçar um perfil do câncer gástrico, a partir da análise de variáveis, como sexo, idade, raça, escolaridade, ocupação, histórico familiar, hábitos e tipo histológico. Esse estudo está prosseguindo com a coleta e análise de dados a partir de 2015.

“Esse tipo de câncer tem uma alta taxa de mortalidade no Brasil e no mundo porque, em muitos casos, é diagnosticado em fases avançadas, quando as chances de cura ficam mais reduzidas. Por isso, é importante a detecção da doença ainda na forma precoce e a divulgação para a população dos fatores de risco associados à doença, como o alcoolismo, tabagismo, infecção pela bactéria Helicobacter pylori, uso de agrotóxicos e alimentação não saudável (produtos defumados, embutidos, sal em excesso e carne e vegetais em conserva)” explica a professora da UFPE e clínica médica do HC Suzana Tyrrasch de Almeida, uma das autoras do estudo.

Entre os sintomas do câncer de gástrico, Suzana Almeida destaca a dor no estômago (principalmente após as refeições), perda de peso, fraqueza, anemia e vômitos. O estudo concluiu que o câncer gástrico deve ser analisado como um problema socioeconômico e de saúde pública. “É importante considerar uma política nacional em nível escolar com uma proposta de alimentação integral à base de verduras, frutas e legumes e consumo de carnes brancas com objetivo da melhoria da imunidade”, atesta a especialista, que também coordena o projeto de extensão.

O estudo é assinado também por Luiz Alberto Mattos, Mariana Lira, Maria Thereza Lencastre, Ana Paula Almeida, Georges de Almeida Neto e Edmundo Ferraz (in Memorian) e já foi apresentado em diversos congressos no Brasil e no mundo (mais recentemente foi exposto na Alemanha).

O projeto de extensão é composto por várias ações como a continuidade de um estudo prospectivo de pacientes com câncer gástrico acompanhados pelo HC; exames de prevenção para diagnóstico de câncer gástrico; e ações educativas para os pacientes. O público-alvo abrange médicos e residentes envolvidos com a temática, profissionais da saúde, alunos da graduação da UFPE e pacientes em atendimento no serviço ambulatorial do HC.

Mais informações
suzanatyrrasch2@gmail.com 

Date of last modification: 26/08/2022, 16:59