News News

Back

Projeto Capoeira com a UFPE promove VII Seminário Questões Epistemológicas da Capoeira, na próxima quarta-feira (8)

O evento terá como tema “Lutas corporais indígenas: biodinâmica, história, antropologia e arqueologia”

O VI Seminário Questões Epistemológicas da Capoeira, realizado pelo projeto Capoeira com a UFPE, traz uma leitura da realidade do professor Leandro Paiva, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O evento irá ocorrer na próxima quarta-feira (8), das 15h40 às 18h, na sala 6 da Escola Superior de Educação Física (Esef). O seminário também será transmitido via Google Meet.

Com entrada gratuita e aberta ao público em geral, o seminário irá discutir sobre a seguinte temática “Lutas corporais indígenas: biodinâmica, história, antropologia e arqueologia”. O evento é coordenado pelos professores Henrique Kohl (Tchê), do Departamento de Educação Física da UFPE, e Denis Foster, da Escola Superior de Educação Física (Esef) da UPE. A iniciativa tem o intuito de contribuir para a valorização do patrimônio cultural e da historicidade, além de contar com uma referência de outro estado que possui relação com a capoeira para socializar suas experiências.

O Seminário Questões Epistemológicas da Capoeira, em edições anteriores, já contou com a participação dos mestres de capoeira Fábio Luiz Loureiro (Grupo Beribazu e Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes), Luiz Renato Vieira (Grupo Beribazu e Universidade de Brasília/UnB), Jean Adriano Barros da Silva “Pangolin” (Gueto e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/UFRB), José Luiz Cirqueira Falcão (Grupo Beribazu e Universidade Federal de Goiás/UFG); o contramestre de capoeira Vinícius Heine (Capoeira Liberdade e Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo /Cepeusp) e da professora Tatiane Trindade Machado (Capoeira, Sujeitos e Práticas Educativas/Casupe e Universidade Federal de Alagoas/UFAL).

CLUBE UNIVERSITÁRIO - O Projeto Capoeira com a UFPE promove em duas quintas-feiras, nos dias 9 e 23 deste mês, das 14h às 16h, dois encontros abertos ao público no Clube Universitário da UFPE. O primeiro deles será sobre capoeira regional e terá como convidado o mestre Klayton Cordeiro, da Associação de Capoeira Axé Liberdade (do município de Bezerros). O segundo terá como convidado o contramestre Ricardo Paiva, do grupo Volta que o Mundo Dá (do município de Escada), e será sobre maculelê de Santo Amaro, samba de roda e puxada de rede.

BAHIA – Além de promover essa e outras atividades no campus da Universidade, o Projeto Capoeira com a UFPE participa neste mês da programação do Prêmio Berimbau de Ouro, em Salvador (BA). O professor Henrique Kohl “Tchê”, que é coordenador do projeto de extensão, mediará a mesa de abertura do evento, no dia 5 deste mês. Os mestres Máximo (BA), Márcio (SP) e Jelon (EUA) e o contramestre Ricardo “Galo” vão conversar sobre o tema “Capoeira e espaços educacionais”. No dia seguinte, o professor será homenageado pelos organizadores do Prêmio com o título de Conselheiro de Ouro.

Mais informações
Henrique Kohl
(81) 99960.0938

profhenriquekohl@hotmail.com
Instagram do Projeto Capoeira com a UFPE @capoeira_com_a_ufpe 

Date of last modification: 03/03/2023, 16:31