News News

Back

Projeto Brafitec/Capes oferece bolsas de estudos para graduações de Engenharia, em parceria com instituições francesas

As inscrições para as bolsas estão abertas e vão até o dia 15 deste mês

Estudantes de graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) têm a oportunidade de estudar na França com bolsas de estudos do Programa Brafitec, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que oferece cursos de graduação em parceria com instituições francesas. As inscrições para as bolsas estão abertas e vão até o dia 15 deste mês.

O projeto tem como objetivo incentivar o intercâmbio de conhecimentos entre os países, possibilitando aos estudantes brasileiros uma formação acadêmica internacional de qualidade. As instituições francesas parceiras são a Télécom Paris, Arts et Métiers ParisTech, ESTP e IMT Atlantique, e os cursos oferecidos são Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Engenharia de Produção, todos contemplados pelo projeto Gêmeos Digitais: Novas Infraestruturas Físicas e Virtuais em Cidades Inteligentes.

O coordenador do projeto na UFPE é o professor Adrien Durand-Petiteville, do Departamento de Engenharia Mecânica. Os interessados em participar da seleção devem enviar os documentos solicitados no edital, escaneados, para o e-mail adrien.durandpetiteville@ufpe.br. Esclarecimentos poderão ser obtidos junto ao coordenador do projeto. Informações sobre o processo de inscrição e os requisitos para concorrer às bolsas podem ser encontradas no edital disponível aqui.

A previsão de início das bolsas é a partir de setembro deste ano, podendo haver alterações por parte da Capes, responsável pelo programa. Serão oferecidas quatro bolsas de estudos de 870 euros por mês, com duração referente ao período autorizado na concessão e benefícios como auxílio instalação de 870 euros, seguro-saúde de 90 euros por mês e auxílio deslocamento, ou seja, a compra da passagem será feita pela Capes. Haverá um adicional localidade (12 parcelas de 400 euros/mês), apenas para instituições localizadas em Paris.

Para concorrer às bolsas, os candidatos devem estar regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFPE contemplados no projeto, cursar preferencialmente pelo menos o 6º período em 2022.2, ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, não ter sido agraciado anteriormente com bolsa de estudos no exterior em nível de graduação, em função de programa ou projeto financiado por agência pública de fomento, e ter integralizado, no mínimo, 40% e, no máximo, 80% do currículo previsto para seu curso no momento previsto para o início da missão de estudos.

Os candidatos selecionados devem ter o Teste de Proficiência em língua francesa, obrigatoriamente, proveniente da Aliança Francesa, e conter nota mínima B1, a ser apresentado no ato da inscrição na plataforma da Capes (prevista até o mês de maio, segundo a instituição de fomento), além de apresentar testes de proficiência em língua inglesa com notas mínimas e validades específicas (ver no edital para conferir o mínimo para cada tipo de teste aceito). A concessão da bolsa dependerá de aprovação da universidade francesa parceira (com a emissão da Carta de Aceite), e aprovação final da Capes.

Mais informações
Professor Adrien Durand-Petiteville

adrien.durandpetiteville@ufpe.br

Date of last modification: 16/03/2023, 10:06