News News

Back

Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical promove Defesas de Teses e Dissertações de 22 a 25 deste mês

As sessões de defesas serão realizadas de forma remota e têm caráter público

O Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical (PPGMEDTROP) da UFPE promove defesas de dissertação e de tese nos próximos dias 22 a 25. As sessões de defesas serão realizadas de forma remota e têm caráter público. 

Amanhã (22), Gabriel Galindo Cunha apresenta sua dissertação, às 14h. O trabalho, com o título “Análise de soroprevalência (IGG) e fatores de risco para o vírus da Hepatite E (HEV) em candidatos à doação e doadores de sangue de um Hemocentro de Pernambuco no ano de 2021”, foi orientado pela professora Maria Rosângela Cunha Duarte Coêlho da UFPE e coorientado pelo professor José Valter Joaquim Silva Júnior da UFSM.

Já na quarta-feira (23), às 9h, Denise Maria do Nascimento Costa apresentará sua tese “Alterações laboratoriais e histopatológicas renais associadas à Febre Chikungunya”. A orientação foi da professora Vera Magalhães da Silveira, e coorientação pela professora Lucila Maria Valente, ambas da UFPE. Denise Costa é uma das autoras do estudo desenvolvido no HC/UFPE que investigou a relação entre o vírus da Chikungunya e o desenvolvimento de doenças renais, publicado na revista internacional Journal of Nephrology neste mês.

Ainda no dia 23, José Luciano Brainer de Farias Filho, apresenta sua dissertação, às 14h, por videoconferência. O trabalho, com o título “Detecção molecular de oxacilinases e carbapenemases em isolados de Acinetobacterspp procedentes de um hospital terciário de Recife - Pernambuco”, foi orientado pela professora Maria Amélia Vieira Maciel e coorientado pelo professor Carlos Roberto Weber Sobrinho, ambos da UFPE.

Na quinta-feira (24) às 9h, será a vez do mestrando Maximiliano Heleno Alexandre Cunha apresentar a sua dissertação. O trabalho intitulado “Associação da polipatologia com níveis de linfócitos TCD4+, carga viral, duração e tipo de terapia antirretroviral em idosos vivendo com HIV/Aids em Recife-PE”, foi orientado pela professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da UFPE, Heloísa Ramos Lacerda de Melo.

Na sexta-feira (25), às 9h, a mestranda Laura Emanuelle defenderá a dissertação de título “Perfil sociodemográfico e clínico-laboratorial de pacientes com COVID-19 internados em hospital terciário na cidade do Recife, Nordeste do Brasil”, cuja orientação foi realizada pelo professor Carlos Alexandre Antunes de Brito da UFPE.

Por fim, encerrando este ciclo de defesas do Programa, às 14h do dia 25, Melayne Rocha Aciole apresentará a sua dissertação intitulada “Avaliação dos níveis séricos de sTNFR1 e sTNFR2 em pacientes da COVID-19”, sob a orientação da professora  Virgínia Maria Barros de Lorena do Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz, e coorientação da professora Juliana Prado Gonçales, do Centro Universitário Maurício de Nassau.

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical
ppgmedtrop.ufpe@gmail.com

Date of last modification: 21/02/2022, 18:29