News News

Back

Professores do Mestrado Profissional em Ensino de História lançam livro no próximo dia 30

Evento será realizado no canal do YouTube Profhistoria – Nacional

No dia 30 deste mês, às 19h, ocorre o lançamento nacional do livro de autoria coletiva “Qual ensino de História para a Educação Básica?”, no canal do YouTube Profhistoria – Nacional. A obra é organizada pelos professores Adriana Maria Paulo da Silva e Lucas Victor Silva, ambos do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), vinculado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE, e Wesley Garcia Ribeiro Silva, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

A pergunta-título lançada pelo livro pode ser tomada com o objetivo de levantar indícios, uma cartografia sobre a atuação dos professores e das professoras no chão da escola, sobre o conjunto de práticas que mobilizam na construção do ensinar História na contemporaneidade. Portanto, são textos feitos a partir das demandas do espaço escolar, fruto da reflexão investigativa docente sobre as questões que se impõem em sua atuação profissional, de autoria dos próprios sujeitos que ali atuam no processo de ensino e aprendizagem.

É nesse sentido que os textos que figuram no livro são frutos de investigações próprias do ProfHistória, iniciativa que traduz anseios por tomar a dimensão da escola básica como objeto de pesquisa, como afirmação do campo do ensino de História.

Date of last modification: 28/06/2022, 15:46