News News

Back

Professores da UFPE são eleitos para a diretoria da APC e a representação regional da SBPC

Anderson Gomes foi eleito o novo presidente da Academia Pernambucana de Ciências e José Thadeu Pinheiro assumiu a Secretaria Regional da SBPC

Professores da UFPE foram eleitos para a diretoria da Academia Pernambucana de Ciências (APC) e da Secretaria Regional da SBPC. A APC elegeu a nova diretoria da entidade para o biênio 2023-2025. Os novos membros foram conhecidos em reunião presencial realizada no auditório da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), no Campus Recife da Universidade. Houve ainda a posse dos novos dirigentes regionais da SBPC.  

Fotos: Luiza Cabral

Reitor Alfredo Gomes participou da mesa da abertura da sessão da APC

Eleita por unanimidade, a nova diretoria da APC é formada pelos professores Anderson Gomes, da UFPE, como presidente; Aronita Rosenblatt (UPE), como vice-presidente; Helinando Oliveira (Univasf), como 2º vice-presidente; Alex Sandro Alves (UFPE), como secretário-geral; e Edvânia Torres (UFPE), como 1ª secretária. O grupo é formado ainda por Leonor Maria e Lourdinha Florêncio, ambas da UFPE, como 2ª secretária e tesoureira, respectivamente. 

Anderson Gomes ficará à frente da Academia no biênio 2023-2025

O evento, comandado pelo professor e ex-reitor da UFPE Anísio Brasileiro, atual presidente da APC contou ainda com o anúncio do nome dos novos acadêmicos selecionados pelo Comitê Científico da APC. São eles: Ana Bernarda Ludemir (UFPE), Ana Cristina de Almeida Fernandes (UFPE), Belmiro Cavalcanti Egito Vasconcelos (UPE), Carmelo José Albanez Bastos Filho (UPE), Constância Flávia Junqueira Ayres Lopes (Instituto Aggeu Magalhães), Francisco Fernando Ramos de Carvalho (UFRPE), Inara Roberta Leal (UFPE), Maira Galdino da Rocha Pitta (UFPE), Paulo Henrique Novais Martins de Albuquerque (UFPE), Paulo Roberto Maciel Lyra (UFPE), Ricardo Arraes de Alencar Ximenes (UFPE/UPE).

Também foram anunciados os nomes dos dois acadêmicos honorários da Academia, Jarbas Barbosa da Silva Jr., diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas); e Luciana Santos, ministra de Ciência, Tecnologia e Inovações. A posse oficial da nova diretoria e dos novos acadêmicos será realizada durante o III Encontro Pernambucano de Educação, Ciência e Tecnologia, nos dias 16 e 17 de outubro deste ano, em local ainda a definir.

José Thadeu Pinheiro quer dar continuidade ao diálogo com instituições e entidades locais

SBPC – A reunião da Academia Pernambucana de Ciências (APC) contou ainda com a cerimônia de posse da representação regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A chapa, formada pelos professores José Thadeu Pinheiro como secretário regional e Ascendino Flávio Dias e Silva para secretário regional adjunto tem entre suas propostas fortalecer a entidade localmente e dar continuidade ao diálogo com instituições e entidades locais para a defesa de princípios como democracia, cidadania e saúde.

Além do professor Anísio Brasileiro, a mesa da reunião extraordinária da APC foi composta ainda pelo reitor Alfredo Gomes; pela presidente da Facepe, Fernanda Avelar; por Kenys Bonatti, secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação; Erlene Roberta dos Santos, vice-presidente da Adufepe; e Bertrand Alencar, assessor executivo da presidência do Crea-PE. Ao final do evento, os presentes acompanharam palestra sobre o tema “A importância da educação tecnológica profissional para a juventude brasileira”, proferida pelo professor e ex-reitor da UPE Carlos Calado.

Date of last modification: 08/08/2023, 16:27