News News

Back

Professores da UFPE recebem homenagem do governo de Pernambuco por atuação no enfrentamento à covid-19

Solenidade reforçou o papel de destaque da ciência na transformação da sociedade

Com informações da Secretaria Especial de Imprensa (SEI) de Pernambuco

Cinco cientistas que se destacaram no enfrentamento da pandemia da covid-19, entre 2020 e 2022, foram premiados na terça-feira (6) pelo governo de Pernambuco. A solenidade foi realizada durante o seminário “Os novos tempos da ciência em Pernambuco", promovido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia no auditório É do Povo, do museu Cais do Sertão, no Recife. Os agraciados receberam do governador Paulo Câmara um troféu e um diploma com a citação de sua atuação em gestão e desenvolvimento científico.

Fotos: Aluisio Moreira/SEI

Homenageados receberam troféu e diploma em evento no Cais do Sertão

Foram premiados a professora e farmacêutica Maíra Galdino da Rocha Pitta (UFPE), líder do Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino (Nupit SG); o médico infectologista Danylo Cesar Correia (UFPE), que atua no Hospital das Clínicas; e os professores Jones Oliveira de Albuquerque (UFRPE), Hernande Pereira da Silva (UFRPE) e Demetrius Montenegro (UPE), médico infectologista. Maíra Pitta compartilhou o prêmio com os 45 estudantes que participaram das atividades que coordenou, ligados à graduação (iniciação científica), mestrado e doutorado, que realizaram mais de 120 mil testes de diagnóstico RT-PCR, atendendo todo o estado de Pernambuco.

Valdir Balbino (ao centro) foi um dos que recebeu menção honrosa

Também foram anunciadas menções honrosas a outros dez pesquisadores indicados pela UFPE, UFRPE, UPE, IF Sertão e Univasf. O professor Valdir Balbino, que atua no Departamento de Genética da Universidade Federal de Pernambuco e é responsável técnico pelo Laboratório de Informática e Biologia Evolutiva, apontou a importância desse apoio institucional. “O trabalho que fizemos foi essencialmente em equipe. É muito importante que a sociedade saiba que os cientistas brasileiros são esforçados, competentes e capazes de responder aos agravos pelos quais a sociedade é acometida”, frisou.

“Fica nosso reconhecimento às instituições públicas, aos órgãos governamentais, pesquisadores e cientistas que não abriram mão em nenhum momento de acreditar na ciência. Eles acreditaram que é possível superar os desafios com trabalho, pesquisa e, acima de tudo, muita dedicação e paixão” destacou o governador Paulo Câmara, enfatizando que a ciência precisa estar presente em todas as políticas públicas. De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fernando Jucá, a homenagem é uma forma de aproximar a ciência da população. “Todo esse trabalho precisa ser reconhecido, principalmente por ter sido feito de maneira tão urgente, com foco em trazer uma solução rápida para o povo. O Estado passou a ter mais crescimento graças a várias ações desenvolvidas por cientistas”, ressaltou.

Participaram da solenidade os secretários estaduais André Longo (Saúde), Humberto Freire (Defesa Social), Alexandre Rebêlo (Planejamento e Gestão), Cloves Benevides (Justiça e Direitos Humanos) e Marcelo Canuto (chefe de Gabinete do governador); o ex-ministro Sérgio Rezende (Ciência e Tecnologia); e os reitores Marcelo Carneiro Leão (UFRPE) e Socorro Cavalcanti (UPE).

Date of last modification: 08/09/2022, 16:04