News News

Back

Professores da UFPE atuam na curadoria e assessoria de acessibilidade a exposição de audiodescrição de obras/objetos de artes visuais

Exposição pode ser visitada até o dia 30 deste mês, na Escolinha de Arte do Recife

Até o dia 30 deste mês, a Escolinha de Arte do Recife realiza a exposição “O Retorno da Concha”, resultado do Curso de Formação de Audiodescritores de Artes Visuais, realizado pela EAR, com financiamento do Edital 2020/2021 do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) – Recife e com apoio da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Dois professores da UFPE atuaram para a montagem da exposição. A curadoria foi realizada por um grupo de audiodescritores, sob coordenação do professor Everson Melquiades, do Centro de Educação (CE) da UFPE e assessoria de acessibilidade do professor Ernani Ribeiro, do Centro Acadêmico de Vitória (CAV).

O curso teve como objetivo introduzir os seus participantes nos fundamentos sociofilosóficos, históricos, metodológicos e técnicos da audiodescrição de obras/objetos de arte visuais. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, de forma gratuita, na sede da EAR, no bairro das Graças.

“O Retorno a Concha” não é uma exposição de obras/objetos de arte visuais. Esta é uma exposição de audiodescrições de obras/objetos de artes visuais. Desta forma, as obras/objetos de artes visuais audiodescritas fazem parte do acervo da Escolinha de Arte do Recife e foram escolhidas pelos cursistas. Nesta direção, será possível o visitante escutar a audiodescrição de obras/objetos de artes visuais de artistas tais como Marcelo Soares, Márcio Funi-ô, Marliete Rodrigues, Mestre Vitalino, Noemia Varela, Sebastião Pedrosa, Sérgio Birukoff, entre outros.

Esta exposição tem como metáfora inspiradora o conjunto de obras/objetos/processos denominados “Objetos Relacionais”, da artista visual Lygia Clark. Assim, todos os expectadores que visitarem a exposição terão a experiência de apreciar diferentes obras/objetos de artes visuais a partir da tradução e/ou leitura realizadas pelos audiodescritores em formação, constituindo-se de um exercício sensorial de imaginação e cocriação, para além da visualidade.

Mais informações
Professor Everson Melquiades 

everson.silva@ufpe.br 
escolinhadearte.recife@gmail.com
Facebook escolinhadeartedorecife
Instagran @escolinhadearte_dorecife

Date of last modification: 09/09/2022, 15:13