News News

Back

Professora do CAV ministra workshop durante o 1º Simpósio Internacional de DoHaD e Pandemia, em Maringá

O prazo para envio dos resumos expandidos foi prorrogado para o dia 10 deste mês

A professora Ana Elisa Toscano, do Núcleo de Enfermagem do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vai ministrar um workshop durante o 1º Simpósio Internacional de Developmental Origins of Health and Disease (DoHaD) e Pandemia: Lições da Covid-19, que ocorre de 10 a 12 de maio, no auditório do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), no bloco B33, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), em Maringá (PR). O prazo para envio dos resumos expandidos foi prorrogado para o dia 10 deste mês. Inscrições e mais informações podem ser obtidas no site do evento.

O workshop da professora Ana Elisa Toscano terá como tema “Neonatal kaempferol exposure attenuates impact of cerebral palsy model on neuromotor development, cell proliferation, microglia activation, and antioxidant enzyme expression in the hippocampus of rats”. “Falarei sobre a importância do tratamento ou de intervenções no início da vida na prevenção de sequelas de doenças”, explica a professora.

“O tratamento com o kaempferol, um polifenol presente em diversas frutas, vegetais e plantas, como brócolis e espinafre, atenuou os déficits de desenvolvimento e maturação do sistema neuromotor, preveniu o impacto na proliferação de células precursoras neurais, reduzindo o perfil de microglia ativada e proliferação microglial no giro denteado do hipocampo, mas também aumentou a expressão de enzimas antioxidantes no hipocampo em ratos submetidos ao modelo de paralisia cerebral”, complementa a professora Ana Elisa Toscano.

Ana Elisa Toscano é líder do grupo de pesquisa Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica; coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento da UFPE; membro dos Programas de Pós-graduação em Nutrição, em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento e Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica da UFPE; coordenadora da Unidade de Estudos em Nutrição e Plasticidade Fenotípica da UFPE; e conselheira fiscal da Associação Brasileira das Origens Desenvolvimentistas da Saúde e da Doença – DoHaD Brasil.

O 1º Simpósio Internacional de DoHaD e Pandemia: Lições da Covid-19 torna-se realidade devido à necessidade de pesquisadores reunirem e disseminarem conhecimento científico de dentro do laboratório, a quem se interessar por informação científica, abordando temas relacionados às Origens do Desenvolvimento da Saúde e da Doença (Developmental Origins of Health and Disease – DoHaD), que investiga como fatores adversos no início da vida podem aumentar a suscetibilidade do indivíduo a diversas doenças em longo prazo, como obesidade, diabetes, hipertensão e doenças associadas. Além de associar esses temas à pandemia e entender como a covid-19 age no organismo e se relaciona com o DoHaD. Haverá convidados mexicanos, chilenos, portugueses e espanhóis no evento. A professora Ana Elisa, que também é bolsista de Produtividade CNPq, estará entre os representantes brasileiros.

O evento acontecerá na UEM presencialmente, onde haverá mesas-redondas que permitirão discutir melhor os temas e aprofundar os conhecimentos sobre o assunto, além da emissão de certificados. O evento é organizado pelo Laboratório Experimental do DoHaD (LEx DoHaD) que está localizado no Departamento de Biotecnologia, Genética e Biologia Celular (DBC) da Universidade Estadual de Maringá sob a coordenação do professor Paulo Cezar de Freitas Mathias.

Date of last modification: 05/04/2023, 16:49