News News

Back

Professora da UFPE estará na Coordenação Adjunta de Programas Profissionais da Capes em 2023

Teresa Ludermir, do CIn, tem forte contribuição acadêmica na Área de Inteligência Artificial e é pioneira no estudo de Redes Neurais no Brasil

Professora titular de Inteligência Artificial do Centro de Informática (CIn) da UFPE, Teresa Ludermir é reconhecida como uma das principais cientistas em Ciência da Computação do Brasil, atualmente coordenadora do Comitê Assessor de Ciência da Computação no CNPq e, em mais uma conquista, foi designada como coordenadora adjunta dos Programas Profissionais da Capes da área de avaliação. Teresa é a primeira mulher coordenadora adjunta do Comitê de Computação na Capes.

A Portaria N° 300, no Diário Oficial da União, publicada no dia 22 de dezembro, elege docentes e pesquisadores para a função de coordenadora ou coordenador adjunto de área de avaliação, relativo ao quadriênio 2021-2024. Teresa, que será responsável pela área de Ciência da Computação, enxerga a nomeação como “uma oportunidade para contribuir com a avaliação dos programas de pós-graduação que são responsáveis pela produção de capital humano e intelectual com qualidade, dando continuidade ao excelente trabalho realizado pelo professor Paulo Cunha no quadriênio anterior. Precisamos de profissionais bem formados para atender às demandas nacionais de desenvolvimento científico e tecnológico e de educação na área de Computação”.

Há 30 anos professora do Centro, Teresa desenvolve pesquisas em Inteligência Artificial, com ênfase em Aprendizado de Máquinas e Redes Neurais desde 1985. Em 1986, ela defendeu a primeira dissertação de mestrado em Redes Neurais do Brasil, pelo CIn-UFPE, e, no ano de 1990, concluiu o doutorado no Imperial College of Science, Technology and Medicine, em Londres.

Pesquisadora nível 1A do CNPq, Teresa é membro da Ordem Nacional do Mérito Científico (Classe: Comentadora), membro sênior do IEEE e da INNS e membro titular da Academia Pernambucana de Ciências. Seu excelente trabalho rendeu os prêmios do Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação e das Comissões Especiais de Redes Neurais e Inteligência Artificial da SBC.

Além disso, sob sua coordenação, o CIn-UFPE obteve a aprovação na Chamada nº 58/2022 – Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCT do CNPq, a criação do Instituto Nacional de Inteligência Artificial (IAIA), que desenvolverá um forte programa de capacitação de formação de recursos humanos em Inteligência Artificial, inclusive Inteligência Artificial aplicada.

Date of last modification: 24/01/2023, 09:47